Marca Libertees investe na criatividade e mão de obra de detentas do presídio Estevão Pinto e estamparia inspirada em seus desenhos. Eles conquistaram o terceiro lugar do Ready To Go. Parabéns!
A coleção “Vida”, estreia da marca Libertees no mercado, possui diversos significados. Para as sócias Marcella Mafra, Sabrina Mafra, Daniela Queiroga e Andréa Aquino, a oportunidade de realizar o sonho de unir moda, sustentabilidade e responsabilidade social. Para as detentas do presídio Estevão Pinto, em Belo Horizonte, a chance de aprender um ofício e trilhar um novo caminho após cumprir a pena.
Com cores fortes e traços descompromissados, a Libertees brinca com o shape atemporal da T-Shirt e como resultado apresenta shirt dresses, regata dresses, maxipulls e blusas em malhas. Comprimentos máxi e modelagem oversized dão as caras na coleção , conferindo às peças conforto e estilo.
As estampas são inspiradas em ilustrações desenvolvidas pelas internas durante as aulas de arte na penitenciária, que foram adaptadas para o universo da moda. Elas transitam entre referências da natureza, da figura humana e paisagens urbanas.
Como contrapartida para a utilização dos desenhos, parte do valor das vendas será revertida em materiais para a escola de artes do presídio. As detentas também realizam a confecção das peças, recebendo um salário fixo e remissão de pena.
Uma exposição de artes da Escola Estadual Estevão Pinto, situada dentro do Complexo Penitenciário de mesmo nome, foi onde tudo começou. No evento, Marcella Mafra conheceu os desenhos das internas e a partir daí, junto com as sócias Sabrina Mafra, Daniela Queiroga e Andréa Aquino, nasceu o projeto. “Acreditamos na recuperação de indivíduos privados de liberdade para a sociedade por meio de medidas socioeducativas desenvolvidas no cárcere”, diz Marcella Mafra.
Ela ainda explica que a empresa visa contribuir para a qualificação profissional das detentas, as preparando para a vida em liberdade. A Libertees tem também como objetivo sensibilizar e incentivar outros empresários a trilharem o mesmo caminho. “Acreditamos que atitudes como esta contribuem para a melhoria da qualidade de vida das internas, uma considerável redução dos índices de violência dentro dos presídios e para a diminuição da reincidência no mundo do crime”, conta Marcella.
Em uníssono as sócias ressaltam, “ver esse projeto tomando corpo é muito gratificante.Desde o início contamos com muitos parceiros. O princípio agregador da Marca acaba atraindo pessoas do bem e que estão se aproximando pra somar”. Todas as peças do mostruário estão sendo produzidas com o patrocínio da Dream Estamparia Digital.
A coleção outono/inverno 2018 da Libertees, que leva o nome de “Vida”, é apresentada ao público no estande coletivo do Sindivest-MG, no Minas Trend. Ao lado de outras 11 marcas iniciantes e mineiras, participa da décima primeira edição do projeto READY TO GO. “O objetivo do READY TO GO é identificar, capacitar e divulgar novos talentos com potencial, destacando o trabalho dos jovens designers e suas marcas”, explica Tereza Santos, diretora do TS Studio e responsável pela curadoria e organização do projeto.