Desde o dia 1º de setembro, as fachadas de vários monumentos e prédios públicos de BH ganharam uma iluminação verde em apoio à campanha de doação de órgãos ‘Setembro Verde’. A ação é uma parceria com o MG Transplantes para conscientizar o público externo, profissionais de saúde, pacientes e seus familiares sobre os benefícios da doação. Em 2014, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e as centrais estaduais de transplante lançaram a campanha em todo o País e iluminaram com cor verde bandeira lugares estratégicos, como pontos turísticos e locais de grande circulação de pessoas.
De acordo com o coordenador estadual do MG Transplante, dr. Omar Lopes Cançado, a campanha ‘Setembro Verde’ é fundamental para incentivar o debate sobre a doação e o transplante de órgãos: “doar é um ato de solidariedade e fraternidade. Aqueles que desejam ser doadores devem avisar seus familiares, pois só eles podem autorizar a doação. Uma única pessoa pode salvar outras 10 vidas. Devemos orientar também os profissionais de saúde, que vão identificar o possível doador, fazer o diagnóstico de morte encefálica e avisar com rapidez a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da unidade de saúde ou a Central de Doação”.
A Santa Casa BH é um hospital estratégico e muito importante dentro do Sistema de Transplantes do Estado. “A instituição contribui de forma significativa na oferta de programas de transplante e na capacitação e formação de pessoal. Além disso, se destaca na captação de córneas e colabora efetivamente para a redução da fila de transplantes de córnea em Minas Gerais”, garante dr. Omar Lopes Cançado.
Em 2014, a SCBH realizou cerca de 60% dos transplantes de medula da Capital e 43% do total do Estado. Em relação à coleta e acondicionamento de medula, fez 44% dos procedimentos do município e 42% do total estadual. Destaque também para o transplante de córnea, em que a instituição realizou 24% dos procedimentos de Belo Horizonte e 18% do total de Minas Gerais e de transplante renal – 26% do total municipal e 15% do estadual.
Com 34 anos de experiência na área, a Santa Casa BH realiza – além de medula óssea – transplantes de tecidos oculares, rim e, em breve, iniciará o transplante de fígado. Segundo o cirurgião da equipe de transplante de fígado do hospital, dr. Eduardo Nacur Silva, o projeto para realização desse tipo de procedimento na instituição já está em funcionamento: “a equipe está sendo treinada e o ambulatório para preparação dos pacientes já iniciou suas atividades. A expectativa é realizar o primeiro transplante ainda em 2015.”
Em função da campanha ‘Setembro Verde’ e do ‘Dia Nacional da Doação de Órgãos’ (comemorado em 27 de setembro), a equipe da CIHDOTT da SCBH promoverá durante este mês diversas atividades para o público interno, incluindo treinamentos setoriais sobre abordagem familiar para doação de múltiplos órgãos e protocolo de morte encefálica, além de panfletagem sobre o tema para pacientes, familiares, visitantes e profissionais de saúde. Para o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa BH, dr. Cláudio Dornas, a informação é sempre muito importante quando o assunto é doação: “Neste sentido, a comissão capacitou todos os funcionários da área administrativa e assistencial do Grupo Santa Casa BH. A abrangência desse treinamento é muito maior ao considerarmos que os cerca de 5 mil profissionais podem replicar essas informações para seus familiares. Após essa atividade, observamos uma mudança de cultura no GSCBH em relação a preocupação com a doação. A capacitação da equipe da CHIDOTT por médicos, psicólogos e enfermeiros também é fundamental para a realização do serviço de abordagem aos familiares. Graças a todas essas mudanças, conseguimos aumentar o número de córneas captadas de 4 para cerca de 30 por mês. No caso de pacientes de múltiplos órgãos, a SCBH possui uma UTI Neurológica com profissionais preparados para fazer o diagnóstico e a manutenção do provável doador por morte encefálica”.
Seja um doador você também: http://www.serdoador.blogspot.com.br/