Pesquisa inédita com meninas da periferia de SP aponta que ansiedade, medo e estresse são principais barreiras para realização de sonhos durante a pandemia

Em comemoração ao Dia Internacional da Menina, Seda e Instituto Plano de Menina lançam o Festival Planejando Meus Sonhos, com uma agenda recheada de mentorias gratuitas ao vivo com Luiza Brasil, Nath Finanças, Nath Araújo e Xan Ravelli. O evento irá capacitar as garotas com habilidades essenciais para superarem obstáculos mapeados durante o isolamento social

O Dia Internacional da Menina, celebrado no dia 11, próximo domingo, marca os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes, mas também evidência a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero. O tema, é especialmente importante no Brasil, já que temos uma das maiores disparidades sociais do mundo, onde as assimetrias e faltas de oportunidades aumentam num cenário de pandemia como o que estamos vivendo.

Para entender como a Covid-19 afetou as meninas das periferias de São Paulo, Seda e o Instituto Plano de Menina realizaram levantamentos com meninas de 13 a 24 anos durante a pandemia, e comparou os resultados com estudos anteriores a fim de mapear as principais barreiras que surgiram nesse período entre as meninas e seus sonhos.

As pesquisas evidenciaram que os grandes sonhos das garotas não mudaram, mas sim suas perspectivas em relação à vida. Hoje, elas dão mais valor às coisas simples, como ter saúde, viver o presente e estar com a família. Além disso, mostraram que a ansiedade, o medo e o estresse são os três maiores sentimentos que surgiram durante o período de isolamento social. Essa iniciativa visa ampliar o impacto da Jornada Planejando Meus Sonhos, cocriada por Seda e o Instituto Plano de Menina, para apoiar meninas a se conhecerem, superarem inseguranças e se planejarem para transformar seus sonhos em sua nova realidade.

Em celebração ao Dia Internacional da Menina e diante dos dados levantados pela pesquisa, o Instituto Plano de Menina e Seda cocriaram o Festival Planejando Meus Sonhos. A programação está recheada de mentorias online lideradas pelas influenciadoras, como Luiza Brasil (@mequetrefismos), Nath Finanças (@nathfinanças), Nath Araújo (@nanaths) e Xan Ravelli (@xanravelli). Nelas, serão abordados temas como autoconfiança, planejamento e organização financeira, que são habilidades essenciais para superar desafios e realizar sonhos. As mentorias serão ao vivo e gratuitas, mediadas por Viviane Duarte, fundadora do Instituto.

“As meninas são de uma geração socialmente engajada e que quer impactar positivamente o mundo ao seu redor. Inclusive, o isolamento social por conta da pandemia que estamos vivendo ajudou a formatar uma nova perspectiva sobre a vida e o futuro delas, que passaram a valorizar mais as coisas simples e as relações interpessoais. Nosso objetivo enquanto marca é continuar apoiando essas garotas para vislumbrarem novas possibilidades e trilharem o caminho até seus sonhos”, diz Paola Mello, gerente global de Seda.

Outro ponto identificado no levantamento foi que a relação das meninas com os cabelos e a autoimagem mudou. Muitas delas passaram a explorar novas possibilidades de visual, deixando de utilizar química transformadora, como alisamentos e coloração, ou começando a experimentar novos estilos em casa (cortes, tranças, cores e penteados). Mas esse momento de novas descobertas vai além dos fios: apesar das adversidades, as meninas demonstram determinação e persistência, em um momento em que focam no autoconhecimento e ampliação do repertório para vislumbrarem um futuro melhor.

“O Instituto Plano de Menina atua para que meninas sejam protagonistas de suas histórias e tenham capacitação técnica e emocional para realizar seus sonhos e planos. Nosso trabalho consiste em preparar meninas para que sejam grandes líderes em suas comunidades e na sociedade. E o Festival Planejando Meus Sonhos visa ampliar o alcance desse trabalho”, afirma Viviane Duarte.

Antes de começarem a jornada Planejando Meus Sonhos de Seda e Instituto Plano de Menina, as jovens viam muitos dos seus sonhos como distantes, utópicos e de difícil realização. Hoje, a jornada apoia essas garotas a perceberem que o sucesso também está nas pequenas conquistas do caminho. Isso é um poderoso incentivo para ajudá-las a não desistirem dos seus sonhos, mesmo frente à grandes desafios como os trazidos pela pandemia.

O festival começa na terça-feira (13/10), por meio de lives nas redes sociais de Seda e das influenciadoras, e contará com uma programação recheada de mentorias transformadoras!

 

#MENINAS #SONHOS #TRANSFORMAÇÃO