Em evento on-line, os resultados obtidos após jornada de inovação social serão apresentados em publicação e mini documentário
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Uma narrativa coletiva que apresenta os resultados do diálogo de 37 lideranças de diferentes idades, gêneros , classes sociais, raças e áreas de atuação, que durante cinco dias se reuniram para discutir valores femininos e masculinos para o século XXI e a perspectiva de transformação social para o mundo, a partir dessas experiências. Esse é o tema da publicação “MAPA – uma Narrativa para o século XXI”, que será lançada em evento on-line na quarta-feira, dia 30 de setembro, às 19h, juntamente com um minidocumentário que mostra todo o processo vivido por essas lideranças para a construção da Narrativa (veja o teaser em http://www.youtube.com/watch?v=X8u0JFQs7c0&t=10).

A publicação traz a narrativa com uma linguagem acessível e se inicia com a pergunta “Existe um futuro provável e um futuro desejável. Em qual você quer viver?”. A resposta é dada em dez capítulos, com mensagens que foram objeto de co-construção ao longo das conversas e das experiências vividas pelo grupo. Neles, é possível encontrar dicas de ações e iniciativas sobre o que podemos começar a fazer hoje a fim de buscar o futuro desejável.

· O mundo não vai mudar, ele já mudou
· O feminino e o masculino, nosso ponto de partida
· Racismo e Branquitude, uma questão de privilégio
· LGBTI+, uma questão de identidade
· Laboratório de palavras, você experimenta as palavras que diz?
· Conexão com a Natureza
· Faísca interior, o que te convida ao movimento?
· Rede de afeto, uma saída coletiva
· O escuro, quem é você quando silencia?
· Futuro desejável

O mini documentário, por sua vez, traz o depoimento de lideranças que participaram da jornada e dá um panorama geral de como foi cada uma de suas cinco etapas vividas pelo grupo: observar; abrir a mente e o coração; presenciar; cristalizar; e prototipar.

A metodologia de inovação social que orientou a jornada é a Teoria U, criada por Otto Scharmer e usada em projetos no mundo inteiro para transformações coletivas.

De acordo com a idealizadora do Projeto MAPA, Renata Sbardelini, um dos principais produtos do MAPA é a própria jornada, que permitiu que as lideranças expandissem seus conhecimentos e consciência para depois aplicarem as ideias nas suas respectivas áreas de atuação e tomadas de decisão, impactando um número muito maior pessoas. Já a Narrativa e o mini documentário reúnem estes resultados e terão acesso livre e gratuito. “A ideia é que os materiais com os resultados da primeira etapa do MAPA sejam direcionados para o maior número de pessoas possível, que sirvam como inspiração e conhecimento para sementes de transformações individuais e coletivas.”, conclui Renata.

Um diferencial do Projeto MAPA são as possíveis reflexões de transformação social a partir das relações prejudiciais de poder nas quais a sociedade se estrutura. Por exemplo: ser humano x natureza, rico x pobre, branco x o negro. A partir dessas análises, o MAPA revelou que as causas das narrativas atuais, apesar de suas urgências individuais, são sistêmicas, todas estão interligadas e devem ser as causas de todos. Portanto, para mudar a realidade, é preciso entender as causas e narrativas atuais para a partir daí construir novas e melhores histórias. “A narrativa do MAPA traz a urgência de causas atuais e vislumbres de saídas para um futuro desejável. A partir desta narrativa, seguiremos com a aplicação em contextos reais como a comunicação e o futuro do trabalho. O MAPA é uma constante jornada de inovação.”, finaliza Sbardelini.

Todos os temas estão alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Projeto MAPA foi idealizado e realizado pela Suindara Radar e Rede, teve patrocínio da Natura e foi correalizado pela empresa Feira Preta Pretahub. A iniciativa tem as parcerias estratégicas da ONU – por intermédio do Pacto Global, da Fundação Getúlio Vargas (Núcleo de Inovação), Sistema B, Presencing Institute (MIT), Rede Globo, Approach Comunicação e SESC. Parceiros engajados: Estúdio Radiográfico, Core, Moon e Aoka.

Sobre a primeira jornada do MAPA

A primeira jornada do MAPA teve como objetivo repensar o mundo a partir de um diálogo coletivo sobre valores femininos e masculinos. Para encontrar respostas livres de preconceitos e formular uma narrativa que represente a sociedade em seu processo de transformação, foi necessário juntar o grupo, em agosto de 2019, em um mesmo espaço pela primeira vez, durante cinco dias. Os participantes foram convidados a partir do seu interesse, compreensão e envolvimento na discussão proposta pela jornada, além de terem perfil de influência e articulação para disseminar o conteúdo produzido durante a jornada em suas instituições, comunidades e sociedade. As áreas de atuação das lideranças são economia e empreendedorismo, tecnologia e inovação, comunicação e cultura e renovação política e meio ambiente.

A primeira edição do projeto foi idealizada por Renata Sbardelini, conduzida pela sul-africana Marian Goodman, que lidera o Innovation Leadership Labs, do Presencing Institute (MIT) e co-facilitada por Cesar Matsumoto, consultor especialista em Teoria U.

Sobre a Teoria U

A metodologia de inovação social escolhida para guiar a jornada do MAPA e abordar os desafios coletivos foi a Teoria U, desenvolvida por Otto Scharmer, do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A teoria entende que a qualidade da mudança proposta pela iniciativa depende diretamente da consciência e da disposição dos agentes envolvidos no processo. Para isso, os participantes da jornada são orientados a deixar de lado ideias do passado para conseguir absorver as novas ideias que surgiram a partir do diálogo coletivo. Além disso, para um bom resultado, a metodologia entende que os participantes precisam confiar nas inteligências da mente, do coração e da vontade mais profunda para provocar mudanças dentro de si e no sistema.

Links:
Teaser do MAPA: http://www.youtube.com/watch?v=X8u0JFQs7c0&t=10s
Site: http://projetomapa.net/
Instagram: http://www.instagram.com/projetomapa/

Serviço:
Evento lançamento dos resultados do Projeto Mapa
Dia: 30 de setembro de 2020
Formato: Online – bit.ly/lancamentoMAPA
Hora: 19h

Participações no evento online:
Marcelo Jeneci: Músico, cantor e compositor
Andrea Alvares: Vice presidente Global de Marca, Inovação e Sustentabilidade da Natura
Carlo Pereira: Diretor Executivo do Pacto Global ONU Brasil
Beatriz Azeredo: Diretora de Responsabilidade Social da Rede Globo
Renata Sbardelini: Idealizadora do MAPA e fundadora da Suindara Radar e Rede
Sistema B: Daniela Lerário, vice presidente do Conselho Administrativo do Sistema B
Barbara Terra: Afrofuturista, pesquisadora, MC e fundadora da rede Nois por Nois
Ariel Nobre: Artista visual, comunicador, fundador do Transmercado
Samuel Emílio: Ativista pela educação e direitos da juventude negra, fundador do Diário Anti Racista
Kaká Werá: Escritor, ambientalista e conferencista, liderança indígena de origem tapuia