Em tempos de isolamento social, a falta de cuidados extras com a pele tornou-se cada vez mais frequente na rotina de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, é essencial manter a nutrição e a hidratação da pele mesmo durante este período.
Essa atenção especial garante a proteção da barreira natural, mantendo a saúde e evitando rachaduras e ressecamentos, normalmente causados pelo uso excessivo do álcool gel e sabonetes. Por isso que a especialista em proteção solar e cuidados da pele, Juliana Flor*, desvenda os mitos e verdades que devemos ter com a nossa pele mesmo dentro de casa.
• Não vou sair de casa, então não preciso de um produto para proteger a pele
Mito – Engana-se quem acredita que o uso de um produto para proteção da pele deve ser feito somente quando estamos expostos à luz do sol. Em tempos de isolamento social, em que as pessoas passam mais tempo em frente às telas de computador, televisão ou mesmo celular, a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos prejudica a pele e pode aumentar o risco de desenvolver manchas e acelerar o envelhecimento. Por isso, é essencial investir em soluções que protegem a pele dos danos causados pela luz azul e que contenham vitaminas e aminoácidos para nutrir, preservar e hidratar ao mesmo tempo.
• O uso de cosméticos com vitaminas é fundamental para manter a saúde da pele
Verdade – Sendo a pele o principal sistema de defesa do organismo, temos que sempre mantê-la saudável e bem nutrida. As vitaminas possuem papel fundamental neste processo pois são capazes de fortalecer a barreira da pele contra agressores externos, como a poluição, o clima ou mesmo os raios UV ou luz azul, proporcionando uma aparência mais saudável. Vale lembrar que um sistema imunológico forte pode ajudar na proteção contra bactérias causadoras de problemas dermatológicos.
• É impossível ter pele bronzeada no inverno e em pleno isolamento social
Mito – Todos nós amamos o bronze que o sol deixa na pele e, em tempos de pandemia, essa tarefa ficou quase impossível. Mas, podemos, sim, juntar o útil ao agradável. Algumas soluções já existentes no mercado prometem bronzear e ajudar a fortalecer as defesas da pele, proporcionando um bronzeamento natural o ano todo, pois interage com a pele de dentro para fora, revelando um tom mais natural e saudável.
• Álcool em gel versus mão ressacada
Verdade – O uso frequente – e necessário – do álcool em gel contribui com a desidratação da pele, causando rachaduras e ressecamentos. Por este motivo, é essencial investir em soluções que proporcionem hidratação instantânea e duradoura, que aumentam a capacidade de retenção de umidade e que reproduzem o processo de hidratação natural da pele para evitar possíveis complicações.
• Maquiagem todos os dias ajuda a manter a pele limpa e hidratada
Mito – Algumas mulheres, mesmo no isolamento, permanecem com o hábito de utilizarem maquiagem todos os dias. Porém, essa prática pode provocar acnes, aumentar a oleosidade ou mesmo o ressecamento da pele do rosto. Se possível, deixe-a respirar, lave-a duas vezes ao dia – manhã e noite – e aproveite para protegê-la com vitaminas e ativos que tratam a pele. Mas, caso seja imprescindível o uso da maquiagem, lembre-se de lavar bem as áreas que receberam os produtos com soluções adequadas para cada tipo de pele indicados sempre por um dermatologista.
*Juliana Flor é graduada em Química, Mestre em Materiais Luminescentes e Doutoranda em Proteção Solar pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP).