No mês da Consciência Negra, o cantor, instrumentista, intérprete, arte educador e compositor Tom Nascimento faz, no dia 17 de novembro, sábado, às 15 horas, o sarau Sois África, no Memorial Minas Gerais Vale. No ritmo da black music, como soul, reggae, congo, blues e rock, Tom Nascimento discute temas como a consciência étnica, a brasilidade, o pertencimento e a afrodescendência. Vamos?
Sois África é um espetáculo intimista, com músicas autorais, versos, poemas e momentos de interação com o público. O show resgata e valoriza a herança africana em Minas Gerais e no Brasil, lançando um olhar sobre a África. Para misturar as sonoridades, ele convida o percussionista Johnny Herno, artista mineiro com mais de 20 anos de dedicação à música e às artes. O evento é gratuito, com entrada sujeita a lotação. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias. Interessados devem retirar senhas uma hora antes da apresentação.
Nascido em Belo Horizonte, mas crescido em Santa Luzia, na região metropolitana, Tom Nascimento possui 22 anos de carreira dedicados à música. Iniciado no violão erudito, ainda nos bares encantou-se pela música popular brasileira e, especificamente, pelos ritmos e canções de origem africana, que vão do samba aos ritmos nordestinos, e que na música de Tom Nascimento encontram-se com o rhythm´n´blues, reggae, Rock e outros estilos para compor um “Afro-Pop à mineira”.
Tom já fez quatro turnês pela Europa (Alemanha, Áustria, Suíça e Itália) levando seu Afro-Pop mundo afora. Johnny Herno, seu parceiro de palco nesta apresentação, tem trabalhos realizados na América, Europa e Ásia. Johnny tem um estilo único, seja ela na percussão, no canto a capela, na berimlata, nos sons onomatopaicos e no silêncio. Tom e Johnny já são parceiros musicais há muito tempo. Juntos participam do projeto internacional Playing For Change, na música Get up Stand Up, DVD 4.
http://www.youtube.com/watch?v=256OjZ24hK0&authuser=0
Poema: Chico Rei/ Assim sei
Autores: Tom Nascimento e Lado Raízes
Proclama a mentira, quem tem medo da verdade.
Nem o manto da hipocrisia, nem sua perversidade importam,
Pois, rei que é Rei nunca perde a majestade!
De um lugar além-mar, vim assim sei.
Sei que tu queres, mas não sou bicho,
Vim de lá e sou Rei.
Na vinda de lá pra cá,
Duas partes de mim jogaram ao mar.
Minha dor foi tão grande…
Que Salgou inda mais a água do mar!
No coração um jeito banto de bater…
Na canção um jeito santo de nascer…
Do coração faço caixa, faço folia, diamante em bateia,
Da canção faço carta de alforria, liberdade de quem anseia!
A vida está pra mim,
Como parte de mim está para o mar,
Assim me vejo banto,
Mineiro a garimpar…
Salve Chico Rei, Salve Djalo, Salve Muzinga e Salve Itúlo.
Todos os Chicos,
Salve os: “Silva e os Nascimento”.
SERVIÇO
Sarau Sois África, comTom Nascimento
Data: 17 de novembro (sábado)
Horário: 15 horas
Local: Memorial Vale, Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.
ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes da apresentação.
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.
http://www.memorialvale.com.br
https://www.facebook.com/memorialvale