O tecido xadrez foi criado por proprietários de terras na Escócia, durante o século XIX, como alternativa para o tartan, considerado inadequado ao uso diário ou ao trabalho. Tartan é o nome de um tecido de lã de trama fechada, gramatura leve e possui padrões diferentes usados para identificar os clãs da Escócia. O tecido possui listras diferentes que se cruzam criando desenhos em xadrez de várias larguras. Na Idade Média era colorido com pigmentos naturais de amoras, morangos e framboesas – by Wikipédia
Já o xadrez é a estampa que vai bem em qualquer estação, principalmente no frio. Chega chegando no inverno e, combinado com as peças certas, é um ótimo aliado em qualquer ocasião. Super clássico, o xadrez não deixa de ser uma estampa e, como tal, precisa de cuidados. A grande dica para usar a estampa e não errar na combinação é sempre usar uma das cores presentes no xadrez na peça lisa que completará o look. Exemplo: uma camisa xadrez em preto, branco e cinza, por exemplo, fica linda com uma calça preta, saia cinza ou até mesmo um short branco. Mas é claro que vale ousar e uma peça em vermelho cairia super bem. Capisce?
Uma outra dica é prestar atenção nas proporções e contrastes. Motivos em xadrez maiores ou em cores fortes vão agregar volume e devem ser usados nas partes do corpo que você mais gosta – ou que estão mais magras – para não estragar o look. Prefira ousar nas camisas e deixe peças como calças e shorts mais discretas. Mas se o intuito é causar…
Como o xadrez já é um belo ponto focal, deixe tudo mais discreto e delicado para compor um look bem feminino e cheio de estilo. No mais, deixe a sua peça xadrez brilhar e não a combine nunca com botas pesadas e calça jeans…A menos que o evento seja uma festa junina. Desfile!