Multicult e Jamile Lage promovem evento com Pantone para discutir tendências de consumo e design a partir da relação com as cores. IMPERDÍVEL!

Pantone-Fashion-Color-Trend-Report-London-Spring-2018-ArticleConhecida por empreender projetos e iniciativas nas áreas de Cultura, Arquitetura, Design, Gastronomia, e Urbanismo, a Multicult, empresa realizadora daCASACOR Minas, em parceria com a articuladora Jamile Lage, recebem a Pantone – referência mundial em controle e especificação de cores – para um evento que irá debater as tendências do mercado.

E como nossa cidade respira cultura, Belo Horizonte iniciará o mês de abril fazendo jus a este título. Isso porque no dia 05/04, às 19h, a Multicult, em parceria com a publicitária Jamile Lage, recebem a Pantone para a realização da “Palestra Pantone Cor do Ano 2018 e Verão 2019”. O evento será realizado no antigo prédio da Rede Ferroviária (na Rua Sapucai 383, no Bairro Floresta), onde a Multicult promoveu a CASACOR 2017 e que receberá a edição 2018 do evento.

O encontro em parceria com a Pantone discutirá as tendências de consumo e design do mercado em 2018 e apresentará os caminhos para 2019, uma vez que a empresa é a referência mundial em controle e especificação de cores, definindo desde 1999 uma cor simbólica para o ano que demonstra o que vem acontecendo em nossa cultura global e como o uso das cores pode refletir no comportamento e nas relações de consumo ao longo do ano. Assim, a palestra ministrada por Blanca Llhianne abordará a Ultra Violet 18-3838, Cor eleita para o ano de 2018, apresentando os elementos e características da mesma e como ela reflete do mercado, além de demonstrar formas inventivas e variadas de utilização. “A cor é um fator decisivo no processo de compra e a harmonização é um desafio para os designers. Esta palestra traz um estudo mundial bem apurado pela equipe do Pantone Collor Institute do que será usado em 2018 e 2019 de acordo com as tendências de comportamento e consumo”, afirma Jamile Lage, uma das realizadoras do evento.

VCP-S19-pantone-trend-forecast-pantoneview-colour-planner-ss19-product-3Ainda, a conversa apresentará a palheta de cores para a Primavera/Verão 2019, composta por afirmações tonais que desejam inspirar, incorporar e incentivar a aventura e exploração do novo por meio de tons contrastantes, diversificados e tridimensionais.

Além de promover uma oportunidade de discussão e aprofundamento do tema, o evento também é uma oportunidade de relacionamento e networking para o público interessado e, principalmente, para os profissionais e estudantes das áreas de design, arquitetura, moda, cosmética, publicidade, design de interiores e produção de conteúdo. Os ingressos já estão disponíveis no site do Sympla.

Após a apresentação da convidada, haverá um bate-papo reunindo quatros profissionais que são considerados fortes referências em suas áreas de atuação: a arquiteta e figurinista Freusa Zechmeister, a consultora de imagem Cris Alves e a estilista Márcia Queiroz. A conversa será mediada pelo designer Gustavo Greco.

VCP-S19-pantone-trend-forecast-pantoneview-colour-planner-ss19-product-1Sobre a PANTONE

A marca PANTONE®, foi criada pela Pantone Inc. que está sediada em Carlstadt, Nova Jersey, EUA. Considerada hoje uma autoridade em cores, é mundialmente conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta criada para os processos que envolvem cores com reprodução precisa, nas etapas de seleção, comunicação e controle de cores. O nome PANTONE® é conhecido mundialmente como a linguagem padrão para a comunicação em todas as fases do processo de gerenciamento de cores, desde o designer até o fabricante, desde o revendedor e até o consumidor, em várias indústrias.

Blanca Llhianne - Pantone_DivulgaçãoSobre Blanca Llhianne

Blanca Llhianne trabalha no ramo de cores há mais de 23 anos, com criação e desenvolvimento de tendências. Dentre as atividades desenvolvidas, está a coordenação de estamparia, consultorias para projetos de inovação de mostruários de cores e definição de cartelas sazonais sob encomenda, implantação do Sistema Fashion, Home & Interiors permitindo lançamentos mais constantes, alinhados com a moda internacional e divulgação das tendências do Pantone Color lnstitute. Sempre à frente dos megatrends internacionais com a sua empresa Lexus Groupe, Blanca também realiza treinamentos de conteúdo de tendências para equipes de inovação com o objetivo de trazer a compreensão de tendências e das cores futuras.

Sobre a Multicult

A Multicult é uma empresa promotora de eventos diversos, entre eles a CASACOR Minas, que em 2018 completa 24 edições ininterruptas. A proposta da empresa é promover e empreender projetos e iniciativas nas áreas de Cultura, Arquitetura, Design, Gastronomia e Urbanismo. O portifólio de ações desenvolvidas com a assinatura da Multicult reúne eventos diversos que se destacam por promover não apenas entretenimento, mas também uma plataforma de inspiração, informação e networking. Outro foco de atuação da empresa é a promoção de iniciativas que contribuam para a preservação da memória e da identidade urbana.

jlSobre Jamile Lage

Publicitária com Pós-Graduação em Gestão de Negócios e experiência de 15 anos no mercado da comunicação em Belo Horizonte. Nos últimos 6 anos dirigiu a Revista Habitat em BH e Brasília e realizou diversos eventos para o mercado da decoração e arquitetura.

Convidadas Mesa Redonda

Freusa Zechmeister, natural de Patos de Minas, é formada em Arquitetura em 1964 e Urbanismo em 1965 pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde sua graduação, sua principal atividade profissional é baseada no desenvolvimento de projetos na área de arquitetura, arquitetura de interiores, design e paisagismo, com ênfase nos trabalhos residenciais e comerciais. Atua também como figurinista do Grupo Corpo, desde 1981, além de desenvolver trabalhos de figurino e cenografia para espetáculos de dança e ópera de outras companhias nacionais e estrangeiras.

Cris Alves é consultora de imagem formada pelo Centro Universitário Belas Artes (São Paulo), pela Style Works (Nova Iorque) e por Ilana Berenholc (São Paulo). É visagista formada por Claude Juillard (França) e também tem no currículo o curso de anatomia facial e estética avançada no Miami Anatomical Research Center – MARC (EUA). Membro da AICI – Association of Image Consultants International, principal entidade internacional de consultores de imagem, Cris Alves ministra cursos, treinamentos e palestras no Brasil e exterior.

Márcia Queiroz é o nome por trás da marca mineira Printing, lançada em 1997. Formada em Letras, a mineira sempre teve uma paixão pelo mundo da moda e criação. Aadquiriu conhecimento na área ao longo dos anos e em 1997 inaugurou a Printing, marca de roupas femininas, reconhecida no mercado nacional pela cartela de cores sempre inovadora e intensa. As colorações de todas as estampas sempre são assinadas pela própria Márcia, bem como o desenvolvimento de todas as cartelas de cores das coleções em diferentes matérias primas, como a seda, crepes e rendas. As cores sempre foram o forte da diretora criativa da Printing, e na própria marca, a cada coleção, a cartela se expande e traz combinações e estampas sempre inusitadas e com propostas ousadas e harmoniosas, trazendo boas surpresas às clientes.As coleções criadas por ela abusam das cores a partir de uma verve bastante autoral, explorando recortes geométricos, alfaiataria e diversas outras técnicas de ateliê.

ggMediador convidado

Gustavo Greco é sócio e diretor de criação da Greco Design, com atuação nas áreas de identidade visual, sinalização e projetos editoriais. O trabalho da empresa configura-se como um exercício cotidiano e contínuo de compartilhamento, renovação e ressignificação por meio de projetos com conteúdo que utilizam a informação como principal insumo. Em pouco espaço de tempo a empresa se tornou uma das mais premiadas do Brasil. Apenas nos últimos anos podem ser citados Design Lions no Festival de Cannes, D&AD, Grand Prix no Red Dot Design Award, iF Communication Award, London International Awards e Prêmio e Menção na Bienal Iberoamericana de Diseño. Gustavo atua também na área acadêmica, como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – Instituto de Educação Continuada PUC MG, e se dedica a iniciativas de difusão do design na sociedade brasileira, integrando a direção nacional da Abedesign. É jurado frequente de premiações no Brasil e no exterior e, sob sua direção de criação, a Greco participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico (ADG Brasil) sendo destaque no ano de 2017.

Programação

19h às 19h30 – Welcome coffee

19h30 às 20h30 – Palestra Pantone com Blanca Llhianne sobre a Cor do Ano 2018 e tendências para o Verão 2019

20h30 às 21h – Mesa redonda com Freusa Zechmeister, Márcia Queiroz e Cris Alves e mediação de Gustavo Greco

21h às 22h – Coffee Network

Serviço:

pantoneMulticult apresenta “Palestra Pantone Cor do Ano 2018 e Verão 2019”

Data: 05/04 – quinta-feira

Horário: 19h às 22h

Local: Rua Sapucaí, 383 – Floresta

Valores: As inscrições variam de R$60 a R$185. O valor mais alto inclui uma amostra Pantone COY 2018 – Ultra Violet 18-3838 em tecido, que será entregue aos participantes no evento.

Ingressos: https://www.sympla.com.br/palestra-pantone-cor-do-ano-2018-e-verao-2019__256490