Mudar o visual, encarar o guarda roupas, dar uma guinada na vida é para quem tem coragem. Mas vale tão a pena que não me canso de incentivar homens e mulheres a melhorarem e crescerem. Saiba mais sobre a consultoria de imagem pessoal e se precisar, me chama!
PRIMEIRO PASSO: A ENTREVISTA
Quando somos chamadas para prestar uma consultoria de imagem pessoal a primeira coisa a se fazer é marcar um encontro com o cliente para conhecê-lo melhor e fazer uma entrevista. Essa entrevista serve para nos dar um norte em todos os aspectos da consultoria, desde as cores, gostos e objetivos.
Para que ela seja completa, temos que ter uma ficha denominada Anamnese. De acordo com a filosofia platônica, ela é uma “rememoração gradativa através da qual o filósofo redescobre dentro de si as verdades essenciais e latentes que remontam a um tempo anterior ao de sua existência empírica.”
Na área da saúde, a anamnese “é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente com a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. ”
Trazendo isso para a consultoria de imagem, podemos dizer que é uma maneira de descobrir um pouco mais sobre a personalidade de uma pessoa, além dos seus aspectos físicos e emocionais. Todo o seu comportamento durante a entrevista também deve ser observado, pois faz parta da linguagem não verbal.O modo que nos vestimos e nos apresentamos através da postura e dos gestos também é um meio pelo qual transmitimos diversas impressões sobre quem somos e deve ser meticulosamente observado.
Algumas dicas – para as consultoras – quando for fazer a entrevista:
– Um dia antes já separe tudo o que você vai precisar na entrevista. Separe também a sua roupa e confirme tudo com o seu cliente.Uma pessoa prevenida vale por mil!
– Seja uma consultora desde o momento em que sair de casa. Vista-se de maneira elegante e sóbria, com toques de personalidade. Evite roupas justas, desconfortáveis, decotadas e transparentes. É “óbvio”, mas não custa lembrar. Escove bem os dentes, faça um belo gargarejo com Listerine para garantir um hálito refrescante – quase uma propaganda, hein? – e não abuse de perfumes. Sabe aquele cheirinho de quem acabou de sair do banho? É sempre a melhor opção.
– Desligue o celular para que consiga dar total atenção ao seu cliente. Para isso, esteja com as coisas em dia, ninguém precisando de você e não marque nenhum compromisso antes e nem depois. Entregue-se ao momento.
– Escolha um local tranquilo, sem barulho e distrações para que a entrevista flua de maneira fácil. Se não tiver um local seu, pode marcar o encontro em um café ou optar por escritórios compartilhados, onde paga-se uma taxa para a utilização apenas em certo período de tempo.
– Faça da sua postura um espelho do seu cliente. Sente-se de maneira similar e fique em uma posição em que consiga olhar nos olhos dele. A atenção aqui é fundamental. Tenha uma distância saudável e evite tocar na pessoa, principalmente na perna. Nem todo mundo aprova.
– Faça perguntas claras e perceba se o seu cliente realmente entendeu. Evite termos técnicos e não se antecipe as respostas. Evite mostrar muita intimidade, como se fossem amigos de velha data. Isso pode dar a impressão errada, principalmente se o cliente for homem. Mas sorrisos são sempre bem vindos!
– Depois da entrevista realizada, marque uma próxima data para começar o processo. A ficha da anamnese precisa ser estudada e você tem que ter tempo para isso. Coloque um prazo para essa primeira entrega junto com o seu cliente e cumpra. Mostre profissionalismo sempre e boa sorte!