Iniciativa propõe agenda de enfrentamento à violência de gênero e raça na primeira infância e adolescência com meninas de 14 a 19 anos grávidas ou puérperas
foto: © UNICEF/UNI109108/Asselin
Em nova fase de seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões, a NIVEA inicia, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o projeto Meninas Mães Contra a Violência. Com foco em adolescentes negras, de 14 a 19 anos, que estejam grávidas ou sejam mães, a proposta faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF e tem o objetivo de cocriar ações de conscientização a partir do desenvolvimento de materiais educomunicativos sobre prevenção e enfrentamento às violências de gênero e racismo no contexto urbano. Nesta primeira fase do programa, serão mobilizadas 30 meninas de Belém, Manaus, Recife, Salvador e São Paulo para que sejam multiplicadoras de conhecimentos sobre seus direitos entre outras jovens. As primeiras atividades de formação de competências estão previstas para começar ainda neste ano. Já a disseminação dos materiais cocriados ocorre no primeiro semestre de 2023, impactando cerca de 3 mil meninas nestas cidades.
A parceria entre NIVEA e UNICEF irá promover a equidade de gênero e raça, conectando os direitos das meninas e das crianças na primeira infância com a pauta de enfrentamento ao racismo — forma de violência que acomete tanto as mães quanto as crianças. Neste contexto, as adolescentes negras enfrentam barreiras históricas no acesso a direitos e serviços de saúde e educação, o que pode trazer inúmeros impactos negativos para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para toda a sociedade. Adolescentes grávidas são particularmente vulneráveis a violações de direitos e riscos sociais e de saúde, incluindo acesso ao pré-natal de qualidade e acompanhamento pós-parto adequado. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, de 2019, entre os óbitos maternos no país, 13% ocorreram com mulheres com até 20 anos, e 66% entre mulheres negras.
“Iniciamos a nossa jornada de propósito com um olhar especial para as mulheres negras da periferia e, ao longo dos projetos, percebemos como era importante ampliar o nosso cuidado para meninas e adolescentes negras no enfrentamento ao racismo e às violências sexuais e de gênero. O UNICEF tem um trabalho consolidado nestas causas em todo o mundo e estamos muito felizes em marcar a evolução do nosso propósito e levar o poder transformador do toque humano a essas meninas com nossa parceria”, comenta a head de Trade e Marketing para Norte e Nordeste e líder da Agenda de Propósito da NIVEA, Ligia Annunziato.
“É urgente o enfrentamento de violências de gênero e raça, esse é um tema que afeta toda a sociedade pelos impactos danosos que restringem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, seja em sua autoestima, autoconfiança, no acesso e continuidade da sua trajetória escolar e no seu acesso qualificado ao mercado de trabalho”, afirma Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF no Brasil.
#OToqueQueTransforma
Especialista em cuidados com as pessoas há mais de 110 anos, NIVEA tem em seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões o objetivo de transformar vidas por meio de parcerias com organizações do terceiro setor. Desde o ano passado, a marca já beneficiou milhares de pessoas no Brasil e avalia novas formas de fortalecer e ampliar o poder transformador do toque em uma agenda verdadeira e consistente.
A jornada de propósito da NIVEA promove apoio, fortalecimento, capacitação e promoção de direitos sociais, bem-estar e qualidade de vida em projetos voltados para quatro públicos prioritários em importantes parcerias:
meninas em situação de vulnerabilidade: UNICEF e Instituto Das Pretas;
mulheres negras de regiões periféricas: Instituto Das Pretas e Pretahub;
comunidade LGBTQIA+: ABGLT e TODXS;
idosos e seus cuidadores: Instituto Velho Amigo.
As transformações também são realizadas na cultura interna da companhia. A NIVEA, por meio da sua holding, Beiersdorf, promove iniciativas do propósito Cuidado Além da Pele incentivando o envolvimento e a vivência do propósito na prática pelos seus times:
Grupos de Afinidade: coletivos formados por colaboradores que compartilham interesses em comum para dialogar sobre transformações positivas na companhia. Hoje, a empresa conta com grupos que debatem temas sobre Equilíbrio Vida-Trabalho, Sustentabilidade e Meio Ambiente e Diversidade, Equidade e Inclusão, com divisões em Raça, Equidade de Gênero, LGBTQIA+, Gerações e Pessoas com Deficiência.
Círculos de Propósito: acredita-se que quando uma pessoa conhece os seus propósitos, a vida passa a fazer muito mais sentido. Estes encontros em pequenos grupos, guiados por especialistas facilitadoras, promovem reflexões e trocas de experiências pessoais e coletivas na descoberta de propósitos individuais;
Programa de Voluntariado Corporativo: iniciativa para envolver colaboradores em atividades com as organizações parceiras e estimular que vivam os propósitos na prática.
#AgendaCidadeUNICEF
Meninas Mães Contra a Violência faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes, contribuindo com a prevenção e redução de violências em suas vidas.
Junto com organizações da sociedade civil, empresas, além das próprias comunidades e os adolescentes, a #Agenda propõe uma soma de esforços para integrar metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção e Inclusão Socioprodutiva), promover a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.
Sobre a NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.
A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.