O premiado texto da americana Amy Herzog traz à tona diferentes temas e pontos de vista entre avó e neto. Com direção de Gustavo Barchilon, a primeira versão brasileira da montagem fará apresentações em Belo Horizonte nos dias 27 e 28 de agosto, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com Luiz Fernando Guimarães dando vida à uma idosa e Bruno Gissoni no elenco
O que distancia duas pessoas? E o que as aproxima? O diálogo entre Vera, uma idosa, que vive sozinha na cidade grande, e Léo, um jovem que gosta de se aventurar de bicicleta pelas montanhas e chega ao apartamento da avó depois de passar por uma situação traumática, traz à tona diferentes temas e pontos de vista que transformam aquela relação, tão próxima e tão distante ao mesmo tempo. Esse é o enredo de “Ponto a Ponto – 4000 Milhas”, montagem do premiado texto da americana Amy Herzog, que traz Luiz Fernando Guimarães de modo surpreendente: no papel de Vera. Depois de estrear no Rio de Janeiro com todas as sessões esgotadas, o espetáculo sai em turnê pelo país, passando por Belo Horizonte para apresentações nos dias 27 e 28 de agosto (sábado, às 20h30, e domingo, às 19h), no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, na programação do Palco Instituto Unimed-BH.
“4000 Miles” (nome original da peça) teve sua primeira montagem nos Estados Unidos, na Broadway, em 2011. Em 2013, foi finalista do Prêmio Pulitzer na categoria Drama. No ano anterior, foi vencedora do Obie Award. O espetáculo já foi montado em diversos países e chega ao Brasil com roteiro adaptado e direção de Gustavo Barchilon.
A primeira versão brasileira do espetáculo traz ao lado de Luiz Fernando Guimarães o ator Bruno Gissoni, interpretando Léo, o neto de Vera. A montagem, estruturada principalmente a partir do diálogo entre os dois personagens, ganha novos contornos com a entrada em cena da atriz Renata Ricci, que interpreta dois papéis na história: Rebeca e Amanda. Com a ajuda dessas duas mulheres tão diferentes, avó e neto se reconhecem em vários aspectos da vida, mesmo tendo pontos de vista divergentes. O texto, diga-se, é premiado mundo afora desde sua estreia na Broadway em 2011, sendo finalista do prêmio Pulitzer de 2013.
“Ponto a Ponto” é sobre relacionamentos e aborda como um assunto é visto por duas pessoas de modo oposto”, adianta Barchilon, que, ao adaptar o roteiro, foi fiel às marcações da autora. No entanto, ele deixa sua marca ao colocar, pela primeira vez, um ator no papel de Vera e convocando mulheres para a equipe criativa, tais quais Natália Lana que assina o cenário, Graziela Bastos, responsável pelos figurinos, e Graziele Saraiva, no comando da produção executiva, para citar algumas. “Distância, idade, família, morte e política são alguns tópicos que fazem qualquer plateia rir e refletir”, explica o diretor, que promete repetir o êxito que alcançou em sua estreia na direção do premiadíssimo musical “Barnum – O Rei do Show”, que ultrapassou 100 mil espectadores nas curtas temporadas realizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A interpretação de Luiz Fernando Guimarães traz ainda outro aspecto à peça. Ele se despe de sua experiência masculina ao caracterizar-se de Vera e dar vida a uma mulher experiente que está no fim de sua jornada. Passando longe da masculinidade frágil, Guimarães se coloca no lugar daquela senhora, de suas dores, vivências e relações. O ator ainda traz o humor característico de sua trajetória para a personagem. “Eu já interpretei outras mulheres em minha carreira, mas fazer uma idosa está sendo muito interessante. Eu já tenho 72 anos, mas me sinto jovem, então é uma experiência única construir a Vera. Estou tentando ficar o mais próximo da realidade possível, e sempre com muito humor”, revela Guimarães. “O drama da peça está centrado no personagem Léo, então, é possível brincar com o deboche que é típico na interpretação do Luiz”, conta Barchilon.
Bruno Gissoni comemora estar no palco com Luiz Fernando Guimarães e reencontrar o amigo Gustavo Barchilon. “É um acontecimento voltar aos palcos em um momento de retomada pós-pandemia em uma peça que fala sobre luto e relações entre diferentes gerações”, elogia Gissoni, que complementa: “Está sendo incrível dividir o palco com o Luiz Fernando Guimarães. Além disso, estou sendo dirigido pelo Gustavo, um amigo que eu conheço desde o início de nossas relações com o teatro”.
O DIÁLOGO
Tópicos como relações familiares, política, idade, morte, luto, distanciamento e solidão estão presentes na relação mais próxima que Léo passa a ter com sua avó Vera, depois de chegar de surpresa em sua casa. Na verdade, o jovem está vivendo um trauma e estar ali o ajuda a suportar esse momento difícil. Já Vera se incomoda com a idade que traz certas consequências à sua vida solitária. A chegada inesperada do neto a faz perceber que gosta de estar ao lado dele, apesar de ter seu cotidiano totalmente modificado com aquela presença.
O espetáculo, que integra a programação do Palco Instituto Unimed-BH 2022, é apresentado pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Unimed-BH, por meio do patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, com produção executiva da Pólobh, apoio cultural da Fundação Clóvis Salgado, patrocínio da New Holland Construction, apoio da Ferguminas Siderurgia, Hypofarma e Multilift, promoção exclusiva Alvorada FM, parceria de mídia com o Jornal O Tempo, Rádio Super Notícia, Fredizak e Soubh.
Gênero: Comédia | Classificação: 14 Anos | Duração: 75 minutos
SERVIÇO
PÓLOBH – TEMPORADA DE ESPETÁCULOS 2022
Espetáculo “Ponto a Ponto – 4000 Milhas”
Dias 27 e 28 de agosto (sábado, às 20h30, e domingo, às 19h)
Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
(Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte/MG)
Ingressos à venda pelo Eventim: https://www.eventim.com.br/artist/ponto-a-ponto-4000-milhas/