O poético espetáculo “Piccolo Circo – Teatro de Variedades” traz para as crianças de BH o humor ingênuo do circo do início do século XX. Apresentação gratuita será no dia 05 de junho, às 17h, no Teatro Francisco Nunes.
Um espetáculo ingênuo e poético, em formato clássico de variedades, realizado por uma pequena companhia circense, tipicamente brasileira, no início da década de 1900. Esse é o contexto da nova atração do Diversão em Cena ArcelorMittal, que traz a montagem “Piccolo Circo – Teatro de Variedades”, do coletivo paulista Piccolo Circo, para Belo Horizonte, no dia 05 de junho (domingo), às 17h, no Teatro Francisco Nunes. A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos no site www.diskingresso.com.br (a partir do dia 03/06) ou 2 horas antes do espetáculo na bilheteria do teatro (sujeito a lotação).
Uma bailarina, uma trapezista, um homem forte, um apresentador, acrobatas, uma dupla de palhaços e músicos integram o elenco deste pequeno circo. O programa musical traz valsa, choro, maxixe e blues – ritmos muito apreciados no início do século XX. A banda executa a música ao vivo com piano, violão, contrabaixo, acordeon, pandeiro e percussão, contracenando com os palhaços cantores. Na montagem, alguns relatos sobre os personagens oferecem ao público informações sobre a história do circo, a cultura e os costumes desta época em que o circo viveu momentos de muito glamour. São 14 artistas em cena, que se revezam entre os números de habilidades circenses, banda e contrarregragem.
“As reprises, as coreografias, as músicas e o tratamento da linguagem verbal retratam um universo tipicamente brasileiro. Neste espetáculo, a rima e a poesia fazem parte do universo dos palhaços com um humor bem ingênuo agradando tanto adultos quanto crianças. É uma montagem divertida e sensível, para ser vista por toda a família”, diz Marina Bombachini integrante do coletivo Piccolo Circo.
“Piccolo Circo – Teatro de Variedades” é o terceiro dos 11 espetáculos circenses que integram a programação 2022 do Diversão em Cena ArcelorMittal. Além de Belo Horizonte, o projeto ganha os palcos de Sabará e Juiz de Fora. A programação circense tem curadoria da Agentz Produções Culturais que realiza também o Festival Mundial de Circo em Belo Horizonte e que agora, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, programou diversos trabalhos circenses para integrarem a programação do Diversão em Cena. “A proposta é resgatar a cultura circense tradicional e formar para novas plateias. Por isso, todas as atrações em cartaz no Diversão em Cena os seguem ritos clássicos do circo, da época de ouro do circo, do circo de lona, de rua”, comenta Fernanda Vidigal, diretora da Agentz Produções Culturais.
Época de ouro do circo
O Piccolo Circo é um coletivo formado em 2013 por artistas circenses com experiência sólida e diversa, tendo em comum o desejo de trazer ao picadeiro a poesia da época de ouro dos grandes circos.
Em 2014, estreou seu primeiro espetáculo, Piccolo Circo – Teatro de Variedades, em uma lona montada no Instituto Pombas Urbanas, no bairro de Cidade Tiradentes, em São Paulo. Em seguida, cumpriu temporada em lona montada no SESC Osasco. Nesse mesmo ano, integrou a programação do 14º Festival Mundial de Circo, em Belo Horizonte. Em 2015, participou do Circuito SESC de Artes, com apresentações em nove cidades do interior paulista. Em 2018, participou da primeira edição do Festival Internacional de Circo de São Paulo (FIC) e circulou por algumas unidades do SESC em São Paulo, como Dom Pedro e Pompeia.
Em 2017, Piccolo Circo estreou seu segundo espetáculo, Piccola Memória. Com ele, participou da programação do Festival Circos – Festival Internacional de Circo do SESC. Em seguida, circulou por várias unidades do SESC em São Paulo, como Vila Mariana, Santo Amaro, Santana e Ipiranga. Nesse mesmo ano, integrou a programação do Festival de Circo do Brasil, em Recife. O espetáculo circulou pelos teatros municipais Paulo Eiró e Flávio Império, na cidade de São Paulo.
Promovido pela Fundação ArcelorMittal, o espetáculo “Piccolo Circo – Teatro de Variedades” integra o programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio das Leis de Incentivo à Cultura.
Sobre a Fundação ArcelorMittal – Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.
Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br.
SERVIÇO
DIVERSÃO EM CENA ARCELORMITTAL APRESENTA
PICCOLO CIRCO – TEATRO DE VARIEDADES
05 DE JUNHO (DOMINGO), ÀS 17H
Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena s/n – dentro do Parque Municipal)
ENTRADA GRATUITA (sujeita a lotação do teatro).
Mediante retirada de ingressos no site www.diskingresso.com.br (a partir do dia 03/06)
ou 2 horas antes do espetáculo na bilheteria do teatro.
Classificação: livre
Duração: 55 minutos