O tema fakes news ganhou ainda mais destaque com a chegada do novo Coronavírus. Ao passo que os casos eram confirmados, o volume de informações falsas também aumentava no território latino-americano. Esse dado é do levantamento realizado pela Knewin, que avaliou a menção dos termos no Brasil, no México, na Argentina e na Colômbia.
Entre 1º de março e 31 de julho, por exemplo, para 2.610.102 casos confirmados pelo governo brasileiro havia 126.859 notícias utilizando as palavras “fake news” e “coronavírus”.
Então, como identificar notícias falsas diante do grande volume de informações que temos acesso diariamente na internet?
Para auxiliar nesse processo de verificação, a PUCRS online listou 5 dicas:
#1 Busque as informações principais do post no Google e compare o que vem sendo dito sobre o assunto.
#2 Busque por palavras-chave nas redes sociais e através de filtros orgânicos.
#3 No caso de imagens, busque pelo Google Imagens, Invid ou Tin Eye.
#4 Se for uma informação que envolva uma empresa ou órgão do governo, acesse o site oficial da instituição e veja se há algo relativo ao post.
#5 Pesquise em agências de checagem, como Lupa, Estadão Verifica, Fato ou Fake e Aos Fatos, se o post já foi verificado.
Qual é o próximo passo?
Compartilhe as dicas com seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Quanto mais pessoas se conscientizarem, maiores as chances de reduzir as fake news na internet.
Aproveite também para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema com Eliane Brum, uma das mais importantes jornalistas, escritoras e documentaristas do Brasil. Ela também é professora convidada da pós-graduação em Direito Penal e Criminologia, ao lado de grandes autoridades nacionais e internacionais, tais como:
Luiz Eduardo Soares, escritor e referência em segurança pública no Brasil
Gherardo Colombo, juiz líder da Operação Mãos Limpas, na Itália
Aury Lopes Júnior, um dos líderes da reforma do Código de Processo Penal do Brasil
Conheça as opções de cursos de pós-graduação e MBA, além dos cursos de extensão, e invista no seu desenvolvimento pessoal e profissional em uma experiência única de ensino.
#fakenews #covid #quarentena #pucrs #ensinoadistancia