Varejista está produzindo e doando o equivalente a R﹩ 13 milhões para contribuir no cenário de pandemia e planeja aumentar a quantidade conforme necessidade

Profissionais do Hospital das Clínicas de São Paulo recebendo lote de doação da Riachuelo

 Em meio à pandemia do novo coronavírus, setores e sociedade foram afetados e impactados pela falta de abastecimento de diversos produtos, incluindo os equipamentos de proteção individual (EPI) essenciais para contenção do vírus. Buscando fornecer uma solução, a Riachuelo direcionou sua cadeia produtiva para produção e doação de 928.203 itens hospitalares – máscaras, jalecos médicos, aventais para pacientes, tocas, tolhas e mantas – e 220 mil peças de roupas, chegando a um total de R﹩ 13 milhões em produtos doados que estão sendo destinados à rede pública, profissionais de saúde e população.

Para contribuir ainda mais, a fabricação dos itens hospitalares está sendo realizada em colaboração com oficinas credenciadas da Riachuelo, que já prestam serviços à varejista, e fazem parte do projeto Pró-Sertão. O objetivo da parceria é fomentar a economia desses microempreendedores que dependem integralmente de produções como essa para subsistência do negócio e da comunidade local. Toda produção é supervisionada e segue as recomendações das autoridades da saúde, operando com quadro mínimo de colaboradores por turno, higienização frequente, álcool em gel e máscaras para todos e distanciamento de 1,5 m entre as estações.

Segundo o CEO da Riachuelo, Oswaldo Nunes, a ação faz parte do papel social da companhia. ” Estamos há mais de 70 anos ao lado dos brasileiros, entendemos o nosso papel social e diante do cenário que vivemos nos voltamos a pensar em como agir para o bem-estar coletivo. Fomos a primeira empresa do setor a focar na produção de EPIs e criamos um ecossistema de soluções que minimizam os impactos na saúde e na renda das pessoas em situação de vulnerabilidade social”, declara.

Entre os itens de saúde estão 655 mil máscaras de proteção, 28 mil jalecos hospitalares, 12.680 aventais para pacientes, 12.523 toalhas e mantas. Além disso, a Riachuelo separou 220 mil peças de roupas para presentear mulheres que estão na linha de frente de atendimento e de combate ao novo coronavírus, para o Dia das Mães.

 

As doações estão sendo destinadas à Secretaria Municipal da Saúde dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, Cruz Vermelha Brasileira dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Hospital das Cllínicas (SP), Projeto Free Free (SP) Liga Contra do Câncer (RN) e Central Única das Favelas (CUFA). As entregas acontecem diariamente nos mais diversos estados, atendendo as áreas mais carentes por EPIs.

Parceria com Governo do Rio Grande do Norte

 

Além da produção por iniciativa de um milhão de itens hospitalares, a Riachuelo firmou parceria com o Governo do Rio Grande do Norte para confecção de mais de três milhões de máscaras de proteção que serão entregues à população loca. A parceria segue com intuito de preservar a saúde das pessoas e não possui fins lucrativos.

Outras Medidas

Todas as lojas físicas da Riachuelo foram fechadas, a companhia também anunciou a suspensão das atividades dos parques fabris em Fortaleza e Natal e opera com quadro mínimo de funcionários e horários reduzidos nos centros de distribuição e centro de atendimento ao cliente.

Também concedeu regime de home office aos colaboradores com a possibilidade de realizar suas atividades de forma remota, disponibilizou transporte fretado devidamente higienizado, reforçou rotinas de limpeza e higienização, afastou funcionários pertencentes ao grupo de risco seguindo as recomendações das autoridades de saúde, antecipou aos colaboradores elegíveis o pagamento da participação nos lucros referente ao ano de 2019 e distribuiu cestas básicas para as equipes em atividade.