Entregadores parceiros poderão retirar kits contendo máscaras da categoria N95/FFP2 e álcool em gel 70% além da opção de entrega sem contato diretamente no app no momento da compra. Saiba mais!
A 99Food, plataforma de intermediação de entregas dos melhores estabelecimentos locais, inicia, a partir desta semana, a distribuição de mais de 7 mil kits com itens de higienização para os entregadores parceiros. A ação ocorre na praça Raul Soares, região central de Belo Horizonte, e conta com o auxílio da BHTrans para a organização do trânsito no local. O objetivo é reduzir a probabilidade de contágio por coronavírus nas entregas.
Os kits contém máscaras da categoria N95/FFP2 e álcool em gel 70% para higienização de mãos, bolsas e guidão, e são retiradas no formato de drive thru, tornando o processo mais rápido e minimizando o contato entre os agentes e os entregadores. A empresa também está fazendo sessões informativas online para prevenção e educação dos entregadores parceiros.
Os entregadores parceiros contam com seguro contra acidentes pessoais e com um fundo de suporte de US﹩ 10 milhões, criado pela companhia global DiDi Chuxing, maior empresa de mobilidade e dona da 99 e 99Food no Brasil. Este fundo implica o pagamento de uma ajuda financeira, em forma de doação, aos condutores e entregadores que forem diagnosticados com Coronavírus (Covid-19), que forem suspensos da Plataforma em razão de suspeita de infecção pelo vírus ou que forem colocados em quarentena por uma autoridade médica.
Para uma entrega mais segura para os entregadores parceiros e clientes, a 99Food sugere que seja realizada uma entrega sem contato. A partir do dia 17 de abril, será possível que o consumidor solicite essa opção. Basta que ao finalizar pedido, na tela de confirmação, ele selecione a opção “Entrega sem contato”. A opção é válida para os pagamentos realizados via aplicativo. Também é possível conversar com o entregador para avaliar o melhor local para entrega do pedido.
A empresa entende ainda que, diante do cenário atual, o delivery de comida exerce um papel social importante ao ajudar a reduzir a circulação de pessoas nas cidades, apoiar o funcionamento de restaurantes locais – que têm a atividade restringida por conta das medidas governamentais voltadas para o isolamento – e gerar renda para entregadores parceiros.
Para a 99Food, saúde e segurança são prioridades, por isso, com base nas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), criamos e compartilhamos guias preventivos de higiene para entregadores parceiros, restaurantes e consumidores. As informações estão disponíveis em sessões online informativas ou pela página http://99app.com/99food_corona/.
Ações durante o coronavírus
A 99Food está monitorando a evolução do coronavírus (COVID-19) e segue em contato com autoridades locais para criar e manter medidas preventivas atualizadas. Dada a situação atual, a 99Food está implementando ações que ajudam a tornar as entregas em Belo Horizonte mais seguras e, assim, contribuir para reduzir a possibilidade de contágio.
Confira todas as medidas adotadas pela plataforma abaixo.
1) Fundo especial: DiDi Chuxing, dona da 99Food e da 99, criou um fundo de ajuda especial para motoristas e entregadores parceiros afetados pelo COVID-19. Este fundo implica o pagamento de uma ajuda financeira, em forma de doação, aos motoristas e entregadores parceiros que forem diagnosticados com Coronavírus (Covid-19), que forem suspensos da Plataforma em razão de suspeita de infecção pelo vírus ou que forem colocados em quarentena por uma autoridade médica. Os recursos virão do fundo internacional DiDi Mobility Foundation, um fundo de US﹩ 10 milhões de dólares criado pela DiDi Chuxing, multinacional dona da 99 e 99Food no país, como parte do compromisso global assumido através da Política de Responsabilidade Social.
2) Orientações para a prevenção: Com base nas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a 99Food criou e compartilhou guias preventivos de higiene para entregadores parceiros, restaurantes e consumidores. As informações estão disponíveis em sessões online informativas ou pela página http://99app.com/99food_corona/.
3) Kits de prevenção: para reduzir a probabilidade de contágio nas entregas solicitadas via 99Food, os entregadores parceiros poderão retirar, nas próximas semanas e gradualmente, kits contendo máscaras da categoria N95/FFP2 e álcool em gel 70%.
4) Lacres de segurança: Os restaurantes poderão retirar, nas próximas semanas e gradualmente, lacres de segurança para incentivá-los a embalar adequadamente os alimentos e protegê-los das partículas do ambiente durante o transporte.
5) Entregas sem contato: Uma das recomendações de prevenção da OMS é manter uma distância social de pelo menos 1 metro entre as pessoas. Por isso, a partir do dia 17 de abril, será possível que o consumidor solicite a entrega sem contato, diretamente do app no momento da compra. Basta que, ao finalizar pedido, na tela de confirmação, ele selecione a opção “Entrega sem contato”. A opção é válida apenas para os pagamentos realizados via aplicativo. Através do chat, o consumidor também pode dar mais informações para o entregador parceiro sobre o local para a entrega do pedido.
6) Contas bloqueadas: no caso de um diagnóstico positivo de COVID-19, ou se algum usuário da plataforma estiver em quarentena por recomendação das autoridades de saúde, sua conta será temporariamente bloqueada como uma medida para impedir a propagação da doença.
7) Colaboração com autoridades: A 99Food está colaborando com ações e o compartilhamento de informações a partir de fontes oficiais como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
8) Entregadores parceiros segurados: os entregadores parceiros estão segurados contra acidentes pessoais do momento do aceite da entrega até sua finalização.
9) Repasses semanais para restaurantes: mesmo em tempos incertos, continuaremos a fazer o repasse semanal dos valores auferidos pelos restaurantes com seus pedidos de entrega. Isso permite que restaurantes tenham a facilidade de acessar suas receitas semanalmente, ao invés do ciclo de faturamento tradicionalmente mensal.
10) Mais independência para os restaurantes: Apoiamos pequenos e médios empreendedores, na 99Food não cobramos custo de ativação para restaurantes. Além disso, os restaurantes podem facilmente, e em poucos minutos, criar e alterar seus menus. Esse recurso permite que, por exemplo, o próprio restaurante crie suas promoções, faça combos, explore pratos diferentes ou até faça o upload do “menu do dia”.
Orientações e ações de prevenção para restaurantes
Segundo as autoridades de saúde, ainda não há evidências de que o vírus possa ser transmitido através de alimentos, no preparo ou no consumo, estejam eles crus, cozidos ou congelados. De qualquer forma, como prevenção, é importante sempre lavar bem as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos e garantir que o ambiente de preparo esteja higienizado de acordo com as regras da Vigilância Sanitária.
A melhor forma de prevenir a contaminação pelo coronavírus é seguir as recomendações emitidas pelas autoridades de saúde. Alguns cuidados básicos são:
1) Orientar a equipe da cozinha a lavar as mãos antes e depois do manuseio de alimentos, crus ou cozidos, bem como ao entrar e sair do estabelecimento;
2) De preferência, orientar a todos na cozinha a usar uma máscara;
3) Priorizar o uso de diferentes tábuas de corte e facas ao manusear carne crua e alimentos cozidos;
4) Para proteger os alimentos das partículas do ambiente durante o transporte, fechar bem a embalagem e, se possível, colar um lacre de segurança em cada pedido;
5) Orientar que a equipe em contato direto com mais pessoas ou com dinheiro lave as mãos frequentemente ou use um desinfetante entre cada transação;
6) Disponibilizar um desinfetante para as mãos ao alcance dos clientes e funcionários para promover uma higiene consistente;
7) Certificar-se de limpar e desinfetar qualquer objeto ou superfície em contato constante com as pessoas.
Ações de prevenção para entregadores parceiros
1) Entrega sem contato: A recomendação da OMS é manter o distanciamento de 1 metro entre as pessoas. Por isso, sugerimos que nas entregas em condomínios residenciais ou comerciais, o entregador parceiro não se desloque até o andar do consumidor, mas que deixe o pedido na portaria ou na expedição do local.
2) Higienização: Nos próximos dias os entregadores parceiros poderão retirar máscaras e kits de higienização, além de instruções sobre como desinfetar os materiais corretamente.
3) Prevenção: sessões informativas online para prevenção voltada aos entregadores parceiros também estão sendo feitas.
Outras ações preventivas
A 99 e a 99Food vêm adotando diversas medidas quanto à saúde de seus usuários neste momento de pandemia. Uma delas é o pagamento de uma ajuda financeira, em forma de doação, aos motoristas parceiros e entregadores parceiros que forem diagnosticados com Coronavírus (Covid-19) ou que forem colocados em quarentena por uma autoridade médica. Os recursos virão de um fundo internacional de US﹩ 10 milhões de dólares criado pela DiDi Chuxing, companhia global dona da 99 e 99Food no país.
Para calcular a quantia a ser doada, a 99 vai analisar a média dos ganhos diários do motorista parceiro no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2020. No caso da 99Food o período será de dezembro a fevereiro de 2020. O valor cobrirá um período de 28 dias para quem testar positivo para a Covid-19 e 14 dias para quem for colocado em quarentena por autoridade médica e será doado em parcela única. O mínimo a ser depositado é R﹩ 300,00, desde que o motorista ou entregador parceiro tenha feito pelo menos uma corrida/entrega pela plataforma até o mês de fevereiro de 2020, antes da decretação da quarentena.
Além do fundo criado pela DiDi, a 99 está apoiando outras iniciativas de controle ao novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. A empresa disponibilizará mais de R﹩ 4 milhões de reais em corridas pela plataforma para os governos municipais no Brasil, e zerou, para este momento, a taxa de manutenção paga pelos motoristas parceiros que possuem as câmeras de segurança instaladas nos seus carros. A 99 também participa do movimento #DistânciaSalva, com mais de 60 grandes marcas brasileiras, com o objetivo de colaborar na conscientização sobre o contágio da doença e proteção aos mais vulneráveis. A empresa segue enviando mensagens via aplicativo para passageiros e motoristas parceiros com dicas de prevenção. Em http://99app.com/coronavirus/ os usuários da 99 podem conferir estas e outras instruções dadas pelo Ministério da Saúde.
PREVINA-SE!
#TODOSEMCASA