Indicada pela OMS para tratamento de traumas a terapia EMDR abre cadastro para atendimento online gratuito no Brasil


Associação Brasileira de EMDR está cadastrando os profissionais já capacitados para os atendimentos no país desde segunda feira, 23.

Desenvolvida nos EUA, terapia EMDR é indicada pela OMS como altamente eficaz para tratamento de traumas

 O EMDR, terapia desenvolvida nos EUA para tratamento de traumas de veteranos de guerra e indicada pela OMS para casos de stress pós-traumáticos e catástrofes estará disponível gratuitamente online para os brasileiros, através da Associação Brasileira de EMDR juntamente com sua Rede Solidária. A rede, que já ajudou centenas de pessoas em todo o país (como por exemplo, os familiares e colegas dos alunos da escola Raul Brasil e os sobreviventes de Brumadinho), pede neste momento de quarentena, que profissionais psicólogos e médicos especializados em EMDR no Brasil, se cadastrem para o atendimento online: sosredesolidaria@emdr.org.br

O sofrimento e a angústia das pessoas que já possuem algum tipo de transtorno, seja de ansiedade, fobias, pânico e traumas, podem se agravar na atual situação global, em um cenário em que não podem sair de casa, e ainda assim precisam de assistência psicológica. Além disso, quem já está em tratamento precisa continuar. ”Nossa missão no momento é recrutar o máximo de profissionais possíveis que possam atender pacientes online em todo o país”explica Dra Ana Lúcia Castello, presidente da Associação Brasileira de EMDR.

O EMDR (Eye Movement Desentitization Reprocessing), terapia desenvolvida nos EUA e aconselhada pela Organização Mundial da Saúde para tratamento de traumas, pode ajudar tanto na minimização de sintomas como o medo exacerbado, comportamentos e pensamentos repetitivos carregados de ansiedade, como também nos traumas que a pessoa viveu e que agravam esses sintomas. Trata-se de uma terapia por meio dos movimentos oculares e sensações táteis bilaterais, o que permite reprocessamento de memórias traumáticas no cérebro.

O medo, que também é um mecanismo de proteção e sobrevivência, pode prevalecer e ser mais forte que a resiliência em muitas pessoas neste momento. “Quando o medo nos inunda e um sofrimento intenso e descabido toma conta, efetivamente ele não protege. É a fobia, um transtorno ansioso”, diz Profa. Dra. Maria Aparecida (Tina) Zampieri, Vice-Presidente da Associação Brasileira de EMDR. “A fobia é um medo exagerado e incompreensível, seja de um objeto, de um ser vivo, seja de uma situação específica, que ao invés de proteger, prejudica a vida da pessoa”. completa.

Além das fobias e ansiedade, a Associação Brasileira de EMDR ressalta com mais atenção os quadros de Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) diante da pandemia de covid-19. “Em quem já tem esses transtornos, os episódios catastróficos – como esse novo surto – podem potencializar a fobia”, explica Zampieri.

Pessoas com traços do transtorno obsessivo compulsivo (TOC) tendem a apresentar diversos comportamentos repetitivos, como uma tentativa de aliviar a ansiedade provocada por variadíssimas situações, inclusive por medo de contaminação. “Isso gera muito sofrimento e quando muito grave pode mesmo impedir a pessoa de trabalhar e cuidar da casa”, diz Zampieri.

Para o tratamento de Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), O EMDR atua na origem do que está afetando a pessoa, como lembranças e situações vividas das quais o paciente nem se lembra, mas afetam mesmo assim o comportamento atual.

Somente psicólogos ou médicos podem atuar com EMDR em todo o mundo. Os brasileiros já capacitados podem se cadastrar a partir de hoje através do email: sosredesolidaria@emdr.org.br, fornecendo nome completo do profissional, crp, cidade/ estado atuante e contato telefônico. Dessa forma, a Rede Solidária da Associação Brasileira de EMDR irá fornecer atendimentos online gratuitos à população.

Sobre a Associação Brasileira de EMDR
Fundada em 2008, a Associação Brasileira de EMDR é composta por psicólogos e médicos com formação em EMDR e tem seus treinadores e facilitadores de treinamentos reconhecidos pelo EMDR Institue (EUA. As empresas vinculadas à Associação, EMDR Treinamento e Consultoria, dirigida pela Prof. Dra Esly Carvalho, a Empresa Equilíbrio Mente e Corpo dirigida pela Prof. Dra Ana Lúcia Castello e a Empresa Espaço da Mente, dirigida pelo Prof. André Monteiro promovem cursos homologados em todo o país para formação de psicólogos na técnica e a Associação Brasileira de EMDR tem procurado difundir o EMDR em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *