Novembro é tempo de celebrar a Consciência Negra e o Memorial Minas Gerais Vale traz essa reflexão também para as crianças com a leveza e alegria do espetáculo “Griot – Histórias e Cantorias”, da companhia Teatro Negro e Atitude, no dia 18 de novembro, domingo, às 11 horas. Imperdível!
Griot – Histórias e Cantorias é uma vivência lúdica e divertida, em que dois contadores de histórias – metidos à Griot, que são respeitados mestres contadores de histórias na África – brincam, cantam e narram lendas e mitos africanos e contos da cultura popular afro-brasileira. Trata-se de uma grande festa (quizomba), um encontro pretexto para a celebração da diversidade étnico-cultural do país. Pensada para abraçar públicos de todas as idades, a contação de histórias toca em princípios como o respeito à diferença, a igualdade de direitos e a valorização da diversidade cultural. As músicas e brincadeiras – como na tradição do Griot africano – dão o tom despojado de festejo ao encontro. O evento é gratuito, com entrada sujeita a lotação. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias. Interessados devem retirar senhas uma hora antes da apresentação.
Tradição dos Griots
Na África-Ocidental, antes do advento da escrita, o repasse de saberes, como cantigas populares, brincadeiras e histórias de cada povo ou nação era tarefa árdua, porém nobre, delegada apenas a homens de comprovado talento e resignação. Estes eram chamados Griots. O Griot é um mestre da cultura popular, multiartista, brincante e exímio contador de histórias.
Teatro Negro e Atitude
Preocupado com a enorme carência de trabalhos no campo das artes cênicas, voltados ao público infantil, que possuíssem temática e estética que propiciassem identificação com a cultura afro-brasileira e, por conseguinte, com a criança negra, o grupo Teatro Negro e Atitude iniciou em 2003 seu trabalho de contação de histórias. O grupo é dedicado à pesquisa de um teatro que beba nas manifestações da cultura popular brasileira de matriz africana para a criação de uma linguagem que difunda e valorize a cultura nacional. Pesquisa as textualidades, corporeidades e musicalidades existentes na cultura afro-brasileira e seu emprego na arte do ator. Seu surgimento foi – ainda é – uma inovação estética e poética. Compreendendo as artes cênicas como aliadas cruciais na construção da sociedade e, por consequência, no desenvolvimento intelectual humano, desde sua criação em 1993, o grupo desenvolve- além de espetáculos teatrais e performances – oficinas, workshops, palestras e bate-papos com o intuito de compartilhar os saberes práticos e teóricos adquiridos em sua pesquisa e horizontalizar o acesso à informação no que tange à cultura popular afro-brasileira e o teatro-negro.
GRIOT integra o projeto Eu, Criança no Museu! Do Memorial Minas Gerais Vale, que visa aproximar as crianças do museu, incentivando o acesso e o interesse pela cultura.
SERVIÇO
TEATRO NEGRO E ATITUDE APRESENTA GRIOT – HISTÓRIAS E CANTORIAS
Data: 18 de novembro (quinta-feira)
Horário: 11h
Local: Auditório do Memorial Vale, Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.
ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes da apresentação.
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.
http://www.memorialvale.com.br
https://www.facebook.com/memorialvale