No ano em que o Instituto Unimed-BH celebra seus 15 anos, também presenteia a capital mineira com o espetáculo musical “Somos Feitos de Sonhos”, com 15 canções, todas que remetem a temas necessários ao contexto atual brasileiro, como esperança, força, superação, luta, conquistas e sonhos. A apresentação integra o projeto Somos Comunidade, novo nome do Festival Cultural, criado em 2012 como uma iniciativa para levar ao público o resultado do trabalho sociocultural desenvolvido pelos projetos patrocinados pelo Instituto. O evento acontecerá no dia 13 de outubro, sábado, a partir das 18h, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. Além do espetáculo, o público vai conferir o show “Toquinho no Mundo da Criança”.
Este é o segundo ano em que o espetáculo ganha como palco um espaço público. A escolha do local, a Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, é uma homenagem do Instituto Unimed-BH pelos 90 anos desde que o Bairro foi batizado com este nome, em 15 de outubro de 1928. Antes, essa tradicional comunidade, tão querida pelos belo-horizontinos era chamada Colônia Américo Werneck, fundada em 1898, e que, em 2018, completaria 120 anos. Feliz coincidência, já que, em 2017, o festival apresentou o espetáculo “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais”, na Praça da Estação, dentro das festividades dos 120 anos de Belo Horizonte. Outro presente para a comunidade é o show infantil “Toquinho no Mundo da Criança” em uma parceria do Somos Comunidade com o projeto Jazzinho – Jazz Para Crianças, realizado pelo Savassi Festival e pelo Instituto Cidades Criativas.
“Realizar o Festival Somos Comunidade representa a síntese do trabalho de projetos sociais que desenvolvemos junto à comunidade do Aglomerado Morro das Pedras e de diversas iniciativas culturais das quais somos parceiros. É um orgulho levar para a praça Duque de Caxias e para o público um pouco dessa história. Há 15 anos acreditamos na cultura e na cidadania como elementos de transformação da sociedade. Esse é o nosso jeito de cuidar da comunidade”, afirma Maria das Mercês Quintão Fróes, diretora de Relacionamento Institucional do Instituto Unimed-BH.
“Somos Feitos de Sonhos” tem direção musical de Gilvan de Oliveira, direção de cena de Inês Amaral, direção-geral e de produção de Lilian Nunes, criação de cenário virtual da Voltz e figurino assinado pelo Coletivo Déplacé, sob a condução de Priscila Gouthier. O elenco é composto por mais de 400 pessoas entre artistas profissionais e amadores, sendo, grande parte, crianças e adolescentes alunos da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, viabilizada pelo Instituto em parceria com o Grupo Cultural Arautos do Gueto e Núcleo Artístico. A escola, que acolhe também crianças especiais, oferece balé, percussão e danças urbanas no Aglomerado Morro das Pedras. Também integram o grande elenco artistas dos grupos patrocinados pelo Instituto: Orquestra Sinfônica de Betim e Sociedade do Riso; grupos parceiros: Cia Masculina e Mira, do Núcleo Artístico; grupos de médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH: Coral Unimed-BH, Bloco Saúde, e Dança a Dois. No palco, uma banda base composta por Cleber Alves (sax), Gilvan de Oliveira (violão, voz e arranjos), Gustavo Figueiredo (teclado), Ivan Correa (baixo), Maurinho Rodrigues (flauta) e Serginho Silva (percussão) acompanha toda a apresentação.
O espetáculo conta com participação especial dos músicos Marcelo Veronez, Maurício Tizumba, Pedro Morais e Adrianna Moreira. O repertório traz as canções Sal da terra (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), Amanhecer (Gilvan de Oliveira e Fernando Brant ), Passarinhos (Emicida e Vanessa da Mata), Felicidade (Marcelo Jeneci), Semente do amanhã (Gonzaguinha), Além do horizonte (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), Novo tempo (Ivan Lins e Vitor Martins), Paciência (Lenine), Vendedor de sonhos (Milton Nascimento e Fernando Brant), O Erê (Cidade Negra) , Todo menino é um rei (Roberto Ribeiro com incidental A casa, de Emicida), E vamos à luta (Gonzaguinha), Pescador de ilusões (Rappa), Andar com fé (Gilberto Gil) e O sol (Tianastácia). “Devo confessar que toda vez que passeio pelas canções do repertório escolhido eu abro um sorriso de corpo inteiro, uma razão deve haver.”, explica Gilvan de Oliveira.
Show “Toquinho no Mundo da Criança”
O show “Toquinho no Mundo da Criança” será um momento de lembrar aquelas canções que embalaram a infância para os adultos e que, agora, desejam que seus filhos as ouçam e as aprendam. A maior parte das canções infantis compostas ou poemas infantis musicados por Toquinho tem mais de dez anos e continua agradando aos pequenos do século XXI. Toquinho é o responsável por colocar música nos poemas que compõem o livro “Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes.
Neste show, Toquinho, acompanhado de seu violão, baixo e bateria, apresentará seus grandes sucessos como “O pato”, “A casa”, “O caderno”, “A bicicleta”, O ar (o vento)”. Além da sempre lembrada “Aquarela”, música de maior sucesso do compositor. Também não faltarão músicas que marcaram o cancioneiro brasileiro como “Tarde em Itapuã”, “Regra Três”, “Samba de Orly”, entre outras. Em determinado momento do show, ele convidará a talentosa cantora Camilla Faustino que faz com ele alguns duos, como “O Velho e a Flor”, “Samba em Prelúdio”, dentre outras. Camilla Faustino é nascida em Goiânia e canta desde os 4 anos, acumulando diversos prêmios, incluindo o título de campeã 2016, do Quem Sabe Canta, do Programa Raul Gil. No SBT, conheceu Toquinho, que a convidou para participar em um show dele na Colômbia e, devido ao tamanho o sucesso, continuaram a parceria.
Esse espetáculo integra as ações do projeto Jazzinho – Jazz para Crianças, realizado pelo Savassi Festival e pelo Instituto Cidades Criativas.
Serviço:
Somos Comunidade – Instituto Unimed-BH
Dia 13 de outubro, sábado, às 18h, na Praça Duque de Caxias – Bairro Santa Tereza – Entrada Gratuita
Programação:
DJ Infantil Aída Lage e Sociedade do Riso
Espetáculo musical: “Somos Feitos de Sonhos”
Show: “Toquinho no Mundo da Criança”