Morence lança livro sobre projeto de interiores da Localiza em grande noite hoje, dia 2 de julho, às 19h, na sede da Localiza, no bairro Cachoeirinha. Eu vou!
Um livro, com imagens fotografadas por Jomar Bragança, traduz o moderno e arrojado projeto de arquitetura de interiores assinado pela Morence Arquitetura + Design para a nova sede da Localiza. As belas fotos em cor exprimem o conjunto e a dimensão da obra realizada pelo escritório comandado por João Carlos Moreira Filho e Maria Thereza Terence.
Localizado no bairro Cachoeirinha, região Nordeste de Belo Horizonte, o novo prédio da Localiza conta com 26 andares, em uma área de 30 mil metros quadrados. O projeto demandou intensa pesquisa com intuito de se entender a Localiza, fortalecer sua imagem corporativa, sua missão e valores, lançando mão de tecnologia e conforto para mais de dois mil colaboradores.
Segundo João Carlos e Maria Thereza, o ponto de partida da Morence foram as entrevistas realizadas com os funcionários de cada departamento, no sentido de compreender suas necessidades, demandas, e especificidades dos ambientes que iriam compartilhar. O trabalho de imersão em torno da história de uma empresa contemporânea, inovadora e eficiente norteou a arquitetura de interiores, buscando assimilar o seu espírito e traduzi-lo em soluções arquitetônicos arrojadas com riqueza de detalhes expressos em cores, texturas, materiais, acabamentos, mobiliário, iluminação. São elementos significativos em um projeto repleto de significados, que promovem sensações de beleza, bem-estar e pertencimento, estimulando a produtividade, conexão e interação.
Mobiliário – Cores vibrantes predominam no mobiliário com design jogando sempre com o verde da logo da empresa, incluída em carpetes, nichos, painéis de vidro, mobília, sinalização. “A única exceção está na antesala dos conselheiros, que, pela sua própria simbologia, elegeu tons mais clássicos, como marrons, cinzas e off-whites”, enfatiza Maria Thereza. Os dois sócios ressaltam que a seleção foi realizada entre diversas empresas que oferecem mobiliário de qualidade para o segmento. “Montamos um verdadeiro showroom na Localiza para que os conselheiros e diretores pudessem conhecer os produtos de perto e escolhê-los por seus atributos estéticos e ergonômicos”, contam.
Depois de vários testes, um único modelo de cadeira foi escolhido para figurar em todas as áreas da empresa, abrangendo tanto as funções operacionais até o CEO. Entre outros cuidados, o projeto atentou até para a disposição dos móveis, octogonalmente, de maneira que toda a equipe usufrua da paisagem e mesma qualidade de iluminação. “Atuamos junto à empresa contratada para o projeto luminotécnico com o objetivo de obter melhores resultados, levando em consideração a questão da economia e sustentabilidade”, garante João Carlos. Tanto a iluminação, quanto as persianas e o ar condicionado são automatizados e funcionam de acordo com a variação solar e de acordo com as necessidades de cada local.
Outra inovação, adotada em grandes empresas, como Google e Facebook, foi aplicada no projeto Localiza, como a horizontalidade das funções: todos os colaboradores, da diretoria ao office boy, ocupam o mesmo plano nos escritórios, quebrando, assim, a tradicional hierarquia coorporativa. “Não existem divisórias, nem sala do diretor ou mesa do gerente. Todos convivem no mesmo nível”, assegura a dupla.
A acústica também foi cuidadosamente pensada pela Morence com uso de materiais específicos para pisos, forrações, painéis, que impedem a reverberação do som – isto se aplica até nos gaveteiros de cada mesa, com pequenos orifícios, desenhados com essa finalidade. Tal recurso torna-se mais importante em setores como, por exemplo, o call center, que reúne maior volume de pessoas conversando paralelamente e lidando com questões estressantes. Para elas, foi criada uma área de descanso, com poltronas confortáveis voltadas para o verde do exterior, sob um carpete que lembra grama. “O objetivo é que possam relaxar das tensões que o trabalho exige. Algumas salas contam, ainda, com áreas especiais, conversações destinadas à pequenas reuniões, com mesas ao lado para os computadores”.
Design biofílico – A partir do conceito de trazer a natureza para dentro dos escritórios, a Morence lançou mão do design biofílico, usando cores, tramas e texturas similares às naturais e se apropriando dos jardins e vistas, praças e varandas para enriquecer os espaços e deixar tudo mais humanizado e acolhedor. Para ter uma ideia, até o design das cadeiras, na praça da empresa, assemelha-se ao desenho das plantas no jardim. Essa área se tornou um ponto de encontro dos colaboradores, que dispõem de uma lanchonete no local. A parceria entre a Morence e a Yapó, responsável pelo paisagismo, possibilitou uma integração perfeita entre interior e exterior.
Entre outros detalhes, no refeitório, a madeira dos painéis e uma parede de tijolos aparentes trazem a sensação de aconchego e calor para o ambiente, quebrando a rigidez dos materiais high tech.
Foram três anos entre o início e entrega do trabalho, que envolveram muitos estudos, viagens de pesquisa e dedicação no sentido de trazer o que havia de mais moderno em termos de tecnologia para atender as demandas da Localiza. De acordo com João Carlos e Maria Thereza, o livro, com as belas fotos de Jomar Bragança, possibilita melhor compreensão de todo o processo. “Acompanhei de perto o trabalho do Jomar, que é um excelente profissional, em busca dos melhores ângulos, tirando partido dos espaços e da iluminação. O que seria apenas um registro fotográfico, por ideia dele, acabou tornado-se um livro”, explica João Carlos. A recompensa, segundo ele, foi a aprovação dos colaboradores que, reunidos na nova sede, passaram a entender a dimensão da empresa em que trabalham, além de se sentirem orgulho da mesma.
Para alcançar resultados positivos, a Morence atuou junto aos outros fornecedores contratados pela Localiza em uma parceria colaborativa bem-sucedida.
Morence – Fundada em 1993 por João Carlos Moreira Filho e Maria Thereza Terence, a Morence é especializada em projetos arquitetônicos e design de interiores para áreas corporativas, comerciais e residenciais. Neste período, o escritório desenvolveu mais de 500 projetos, tendo como principal característica buscar o DNA de cada cliente por meio de projetos que integram precisão técnica, embasamento estético e soluções que emocionam e estimulam os sentidos.
Com várias publicações em revistas e livros especializados, a Morence participou dos principais eventos de decoração de Minas Gerais, como a Casa Cor e Mostra Artefacto, e já venceu vários concursos nacionais e regionais, como a premiação do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Deca, Lafarge, Amide e Casa Cor. Entre os projetos coorporativos realizados pelo escritório, destacam-se os do Banco Sicoob, Ritz, Terex, Banco Neon, Seguradora Pottencial, Somattos Engenharia, The One, Localiza.
A eles se somam projetos comerciais importantes – lojas (como a Trousseau), restaurantes, salões de beleza (Instituto de Beleza Célio Faria), escritórios – e os residenciais. Apesar da longevidade no mercado, o processo de criação e concepção é realizado, até hoje, a quatro mãos pelos dois sócios, o que exige um mergulho na identidade de cada cliente em busca do diferencial que os distinga. A preocupação continua sendo contar a história de pessoas, empresas ou marcas, com sensibilidade e verdade, através da interação com os clientes retornando isto para os mesmos.