Na última sexta feira a cerveja Sátira inaugurou a sua Growleria e entrevistei Eduardo Gomes, diretor de marketing da cerveja. Eduardo é administrador de empresas, especialista em negócios com ênfase em marketing e administração. Também possui MBA em gestão estratégica de empresas, administração, negócios e marketing e tem mais de 15 anos de experiência em gestão de diferentes áreas. Ex-sócio fundador do restaurante Mergulhão – em Fernando de Noronha, hoje é sócio Fundador da Cervejaria Sátira. Descubra!
A identidade da sátira é definida como uma cerveja leve, descontraída e questionadora. Como isso funciona para uma bebida?
A Sátira está focada em proporcionar uma experiência descontraída e leve, como acreditamos ser a essência do universo cervejeiro. Toda a concepção do novo projeto foi pensada para convidar o público a vivenciar uma experiência mais relaxada, distanciando-se das tendências gourmetizadas do mercado atual. Não nos baseamos em nenhum outro local existente, queremos apenas refletir valores como o despojamento e alegria associados à marca e a história dessa bebida. O importante para nós é promover a diversão sem precisar de rótulos, de gêneros, sem idade e sem tribo. E é aí que entra essa pegada leve, descontraída e questionadora. O ambiente projetado pelo escritório de arquitetura Jayme Lago Mastieri também preza pela utilização consciente de espaços, assegurando conforto para as pessoas que preferirem consumir a bebida no local. A estação conta com um design alinhado à essência descomplicada da Sátira, proporcionando ao público uma relação descolada com o ambiente por meio de aplicações gráficas exclusivas e projeções mapeadas e desenvolvidas pelo estúdio criativo 3Bits. Não precisamos seguir nada pré estabelecido, estamos formando a nossa identidade.
O projeto da growleria foi pensado para fugir das tendências gourmetizadas. Qual foi o resultado?
As pessoas reagiram muito bem a esse novo espaço, a inauguração foi um sucesso. O diferencial da growleria é que as pessoas podem passar e pegar a sua cerveja para levar para casa ou para um festa, de uma maneira mais interativa e despojada. Ao lados das torneiras, as pessoas encontram todas as informações sobre a cerveja, além do preço. No growler, normalmente feito de vidro ou porcelana para manter as qualidades da cerveja, o chopp permanece saboroso. Na Europa e EUA esse hábito já está consolidado e esperamos que se torne comum também em BH.
O sistema “My Tap” e “Grab-and-Go” foram pensados para que cada um possa se servir da maneira que achar melhor. Você considera que isso é uma tendência? Como foi a receptivade?
O “My Tap”é considerado um dos sistemas mais modernos atualmente no mercado, que convida o cliente a encher seu próprio copo ou growler, permitindo um controle preciso da quantidade de cerveja e de espuma desejadas, tornando a experiência de degustar a bebida mais interativa e particular. Já a proposta “Grab-and-Go” foi criada para os clientes que desejam levar a bebida para degustar em casa, fazendo com que o possa experimentar as cervejas da marca e de algumas cervejarias convidadas, afinal, fazem parte das propostas da marca o convite à diversidade e o estimulo a experimentação. Para atender a demanda do público belo-horizontino exigente em sabor devido à vocação que o estado de Minas Gerais conquistou no mercado da cerveja artesanal, a Growler Station disponibilizará oito bicos de cervejas que servirão todas as cervejas de linha e sazonais da Sátira, desde os tipos mais leves como a Specialty Beer e a American Wheat, até as versões mais robustas e amargas como a English Pale Ale, a India Pale Ale e a Brown Ale, além de cervejarias rotativas convidadas.
Outra novidade é o delivery, onde o cliente pode agendar uma data e receber sua cerveja favorita em casa. Esse serviço delivery de chopp ficará alocado no espaço para facilitar pedidos e dúvidas a respeito do próprio serviço. Além disso, a Growler Station conta com uma loja de souvenirs que oferecerá ao público desde acessórios de moda da Sátira até produtos do universo cervejeiro como copos, growlers, abridores, dentre outros.
Estamos na Av. Nossa Senhora do Carmo, 899, no Sion com estacionamento e muito conforto para proporcionar a melhor experiência Sátira a vocês!
Telefone: (31) 3547-5188
Sede Cervejaria Sátira: Rua Kennedy, 48. Nova Lima. Minas Gerais
https://www.facebook.com/cervejariasatiramg/
Ouça a entrevista completa: http://inconfidencia.mg.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=14215
O growler nada mais é do que um recipiente de vidro, cerâmica ou alumínio. Ele possui tampa de rosca ou pressão com presilha. Esse modelo de tampa evita a perda de gás carbônico, conservando assim, por alguns dias, todo o frescor e sabor da bebida com a mesma qualidade.
Os growlers foram utilizados pela primeira vez ainda no século 19, nos Estados Unidos. Com a popularização da cerveja em garrafa eles perderam espaço, mas voltaram as rodas cervejeiras americanas nos anos 1980. Com novo estilo, o que antes mais parecia um balde com tampas, agora aparece em forma de galões com alça.
Uma cultura que é muito comum nos Estados Unidos e Europa, tem crescido bastante também aqui no Brasil. Hoje é possível encontrar growlers para venda em muitas lojas especializadas e também direto nas cervejarias. As opções disponíveis no mercado possuem capacidade entre 1 e 5 litros e são encontrados em diversos modelos.
Usar o Growler é algo muito simples. Basta leva-lo até sua cervejaria preferida, ou mesmo em bares especializados, pubs ou brewpubs e pedir para encher. Mas claro, antes de tudo e principalmente entre um abastecimento e outro, é necessário seguir algumas regras simples em relação aos cuidados e limpeza de seu growler.
Confira as dicas:
A primeira e principal dica de cuidado é a limpeza do growler. Leve ele com água corrente e uma gota de detergente. Chacoalhe bastante, de modo que limpe todo o recipiente e enxague, muito, muito bem. Um bom enxague é o ponto mais importante, pois assim evita que permaneça no recipiente algum resquício do detergente, que poderá interferir no gosto da cerveja que será posteriormente armazenada no growler.
Para limpá-lo, não use, em hipótese alguma, álcool ou qualquer outro produto de limpeza. Somente detergente e água mesmo.
Deixe-o secando, de preferência de cabeça para baixo, e guarde-o somente quando estiver totalmente seco.
Outra dica, é que cuide ao máximo para que seu growler não caia ou bata em algo. Ele pode não quebrar na hora, mas pode trincar ou ocorrer pequenas rachaduras que, com a pressão na hora de carregar o chope, pode estourar.
Curiosidade: especialistas na língua inglesa sugerem que o nome growler surgiu como referência ao barulho que o gás carbônico da cerveja faz quando o líquido é agitado. Esse barulho lembrava o rosnar de um cachorro. Como em inglês a palavra rosnar é to growl, eis que surgiu o nome growler.
FONTE: http://blog.clubedomalte.com.br/curiosidades-cervejeiras/o-que-e-o-growler/