A Páscoa é uma festa religiosa na qual celebramos a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação. É uma data muito celebrada em vários países do mundo e, claro, não passaria despercebida por aqui. Atualmente a França é um país laico, mas durante muitos anos a religião oficial foi a católica. Mas cada cultura possui suas próprias comemorações, símbolos e tradições e estou me encantando com as curiosidades da Páscoa na França. Olha só:
Enquanto no Brasil o feriado é na sexta-feira – e estou sabendo que por aí vocês terão 2 sextinhas seguidas – na França acontece na segunda, é o famoso Lundi de Pâques. Dizem que durante a Idade Média, para que os peregrinos tivessem condições de ir e voltar à Roma em tempo hábil, a semana inteira após o domingo de Páscoa era considerada feriado. Na época de Napoleão ficou decidido que somente a segunda-feira seria feriado. Mas, cá entre nós, parece que a decisão de Napô não pegou e as escolas fecham durante 2 semanas! É a chamada Férias de Páscoa. Bom, né?
Gastronomia
Na sexta feira da Paixão – ou sexta feira santa – aqui,como no Brasil, come-se peixe. No almoço da minha família, o bacalhau regado à azeite com azeitonas pretas, batata e cebola é aguardado ansiosamente e se a gente não devorar tudo, rola mais tarde bolinho ou pastel de bacalhau (babei!). Meu irmão fica 40 dias sem consumir carne, doces, cerveja e refrigerante – um mega sacrifício para ele – e no domingo de Páscoa sempre organizamos um churrasco. Já na França o prato mais aguardado, seja no domingo ou na segunda, é o cordeiro.
Lendas
A famosa lenda católica sobre a Páscoa na França é a dos sinos voadores. Os sinos soam todos os dias para atrair as pessoas para a missa, menos de quinta-feira até sábado à noite na Páscoa, quando eles se silenciam em sinal de luto. Reza a lenda que eles partem à Roma na quinta-feira santa para serem abençoados e retornam no domingo, tocando para celebrar a ressurreição de Cristo. Enquanto eles atravessam a França, vão deixando cair ovos, galinhas, pintinhos, peixes e coelhos de chocolate para as crianças!
No supermercado tem vários ovos de chocolate, coelhinhos, sinos e galinha, essa última achei a mais coerente para conectar com os ovos, nunca entendi a associação do coelho e do ovo!
Símbolos
Ao contrário do que se pensa, o coelho não é símbolo de Páscoa em todos os países. Na França, a tradição é o peixe, poisson d’avril. Quem não conhece o primeiro de abril como o dia da mentira? A França foi o berço dessa lenda. Em 1564 o rei Carlos IX decidiu que o ano começaria em primeiro de janeiro, e não mais entre a última semana de março e o dia primeiro de abril. Como toda mudança nunca é absorvida 100%, algumas pessoas, por esquecimento ou falta de conhecimento, continuaram a celebrar o início do ano em primeiro de abril. De brincadeira, ofereciam à essas pessoas presentes falsos. Como esta data é no final da Quaresma, período de jejum durante o qual o consumo de carne é proibido no cristianismo, peixes eram frequentemente oferecidos como presente. E uma das piadas era oferecer um peixe de mentira. Hoje a travessura entre as crianças é pregar um peixe em papel nas costas do outro, sem que ele perceba. Quando o peixe é descoberto, a pessoa é denominada o poisson d’avril (o peixe de abril). As confeitarias francesas preparam chocolates em formato de peixe para comemorar a data.
A figura do coelho está simbolicamente relacionada a essa data comemorativa, pois o animal representa a fertilidade. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época em que o índice de mortalidade era altíssimo.
Já o costume dos ovos de Páscoa, este teria sido trazido por missionários que visitaram a China, onde há muitos séculos já existia o hábito de se presentear os amigos com os ovos cozidos e coloridos, na Festa da Primavera. Os ovos eram enfeitados, a partir do cozimento com ervas que soltavam tintas fortes, entre as quais a fruta do tojo (que lhes dava uma cor amarelada), a beterraba e a casca da cebola.
Caça aos ovos de Páscoa
Uma tradição comum na Europa no dia de Páscoa, que eu só fui conhecer aqui, é a Caça aos Ovos de Páscoa. Os ovos são espalhados em um jardim, e com uma cestinha na mão, as crianças saem a procura deles. Vale esconder os ovos no quintal, dentro de casa ou até no quarto de hotel. Mas para quem estiver em Paris, eu indico levar as crianças em uma das inúmeras opções de Caça aos Ovos de Páscoa que, em 2017, acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de abril em lugares bacaninhas, como parques temáticos, zoo, fazendas, restaurantes e até mesmo em castelos!
https://www.sortiraparis.com/actualites/paques/guides/38528-paques-2017-les-meilleures-chasses-aux-oeufs-a-paris-et-en-ile-de-france
Enfim, é isso! Feliz Páscoa e até semana que vem!
Bisous
Lu Sena
Quer saber tudo sobre a Cidade Luz?