Hoje é dia de falar um pouco sobre publicidade e propaganda no Revista Viva, programa do meu querido amigo Miguel Resende. E resolvi colocar um pouco sobre esse tema aqui também, para complementar a minha fala.
Confira:
1 – Como as pequenas empresas podem gastar pouco e obter bons resultados em propaganda?
Hoje temos vários meios pra´ticos e baratos para mostrar ao mundo a que vcoê veio. No Facebook, as já conhecidas postagens impulsionadas fazem um excelente papel, chegando a atingir milhares de pessoas com preços que variam de 1 a 100 reais. Claro que, para ter um melhor resultado, é necessário ser objetivo: Quem eu quero atingir? Homens ou mulheres? Qual idade? Qual região? Além disso, o whatsapp e até mesmo as remotas SMS também podem ser utilizados para alertar os já clientes de promoções, mudanças de horários, funcionamento em feriados…
2 – Como escolher a melhor mídia?
O seu cliente normalmente vai lhe direcionar, de acordo com a maior interação em um mídia em detrimento a outras e é aí que você deve investir. Mas cuidado:cada uma delas tem um formato e uma linguagem diferenciada. No Instagram, o foco é a imagem, enquanto que no Face, dá para estender um pouco mais o texto.
3 – Como agir para que as redes sociais falem a favor da sua pequena empresa?
Constância, bom conteúdo e verdade. Esses são os pilares para que as suas mídias falem a seu favor. Não adianta fazer uma página ou um site e postar uma vez por mês. O cliente procura por informações e precisa lembrar de você constantemente. Ter um conteúdo relevante, bem escrito, também faz muita diferença em um mundo onde as pessoas esqueceram como é escrever. Por fim, nunca poste aquilo que não tem ou que não sabe. Verdade tem perna curta e na internet essa perna ainda é manca!
4 – Quais as gafes que não devemos cometer no mundo virtual?
É muito importante diferenciar o seu perfil pessoal com o seu profissional. Em uma página ou site os seus gostos e preferências não importam, muito pelo contrário. Falar sobre o seu time de futebol ou dar uma opinião política pode afastar possíveis compradores e deixar a sua empresa com uma fama ruim. Imparcialidade é a palavra de ordem. Outra coisa: tenha foco! Ter uma página de beleza e postar sobre o pet shop do amigo pode confundir seus clientes. Afinal, qual é a sua praia?
5 – Como direcionar o seu anúncio e suas ações para atingir um público alvo?
O Facebook disponibiliza várias ferramentas para que você consiga acertar no alvo, mas ele não funciona sozinho. É necessário uma pesquisa prévia entre os seus clientes ou em potenciais nichos para perceber exatamente a real potencialidade de cada público. Vale a pena perder um tempinho com isso!
6 – Como agir quando a sua empresa recebe reclamações na rede?
Responda. SEMPRE. Reclamações precisam ser ouvidas e podem ser uma forma de crescimento. Através de uma reclamação pautada em fatos reais, você pode perceber fraquezas e corrigi-las antes que algo mais grave aconteça. E responda publicamente e inbox. Se o problema foi com algum produto ou serviço, fica mais fácil. Por exemplo: uma pessoa fez escova e não gostou. Ofereça outra no lugar com outro profissional e perceba o resultado.
7 – Como isso influencia na imagem da pequena empresa?
Toda propaganda negativa leva uma legião de pessoas atrás, mas saber lidar com isso é mais do que necessário. Não tire o foco das coisas boas e reverta a situação com classe e firmeza. Não ignore o problema, ele pode ser uma chance de fidelizar o cliente e, com isso, conquistar outros mais. Só erra quem tenta, então: Bora tentar!