Réveillon!!!

                                                               Luciana Senna

l1O texto de hoje já começa no clima total, afinal o fim do ano tá pertinho! Ufa…Mas o que significa Réveillon? Réveillon vem do verbo réveiller que significa despertar, acordar, começar um novo dia!

Aqui temos o Réveillon de Noël – que aliás, foi um sucesso, amei tudo! A minha “família” daqui quando decide fazer uma festinha ou festona, arrasa, eles são ótimos! Eles são meio “gente como a gente” e a gente se diverte. Fomos para Dourdan, que fica à umas 2h de Paris. É uma cidadezinha medieval e tem um castelo no centro da cidade. A primeira foto é uma maquete enorme que reproduz cenas da época de Natal, lembra nosso Presépio do Pipiripau, tudo se movimenta, é lindo!!

Ao voltarmos, as crianças tinham preparado uma canção de natal e se apresentaram, uma fofura!

 https://www.youtube.com/watch?v=pgDH4x0CJyY

Na foto seguinte tem entrada do Réveillon de Noël: foie gras fait maison (artesanal) e cebola confitada… “Meldeos”, comeria quilos! Esqueci de tirar foto dos demais pratos, pois estava sem condições (bebi champanhe que nem água, serviam e eu aceitava). Gente, era um melhor que o outro e no fim tinha a famosa bûche. Eles decidiram fazer uma bûche de frutas vermelhas, baunilha e champagne, simplesmente divino! Terminada a ceia, as crianças deixam seus sapatos embaixo do pinheiro, junto com um copo de vinho e uma cenoura para o Papai Noel e para a rena, respectivamente…E vão dormir! Os adultos entram em cena, distribuindo os presentes de acordo com os sapatos. Na manhã seguinte, foi mágico para os pequenos! Os maiores, ganharam drones (simmm, drones com óculos de pilotagem!) e foi a sensação da manhã de Natal, até que um dos drones sumiu na vizinhança e a gente teve que sair batendo de porta em porta perguntando se por um acaso alguém tinha visto um drone no jardim! E tinha que ser rápido, pois aqui tudo pode ser uma ameaça terrorista. Imagina o estrago que um drone não pode fazer!

Embaixo o castelo de Dourdan com a bandeira da França e o brasão da cidade, ao lado o mercado de Natal da cidadezinha:

foto-luAh, aproveito para desviar um pouco do assunto, mas acho que essa informação pode vir a ajudar alguém que queira vir para cá: Quando decidi vir para cá, não queria e nem podia torrar minhas economias, pois morar em Paris é carérérrimo! Logo busquei por várias semanas algumas alternativas e a própria Sorbonne sugeriu uma proposta super compatível com as minhas atividades, pois faço o mestrado e dou aulas de francês e português. Então, tenho um “logement contre services”. Hein?. Explico: É uma troca, um tipo de serviço por um alojamento, ao invés de alugar um apartamento, um studio ou um quarto. É prático, econômico e rápido. A gente faz uma entrevista via Skype, havendo reciprocidade, a família se ocupa de todos os papéis administrativos. Fiz 4 entrevistas e só na última houve uma sinergia imediata. Decidimos, confirmamos e os meus papéis de declaração de entrada ficaram prontos em 3 dias!

Mas sinceramente, tem que dar sorte! E digo para os dois lados. Ainda bem que dei muuiitaaa sorte! Pois bem, de segunda à sexta, de 16h às 19h, sou responsável pelos filhos da família que me hospeda. Busco as crianças na escola, em casa a gente faz um lanche, eles tomam uma ducha, jantam e vão brincar ou ver um desenho animado. Os pais chegam e eu vou para meu studio, que é uma graça. As crianças estão de férias até dia 03 de janeiro e estamos aproveitando para passear!

lu-nNo meio disso tudo, eis que Robertinha, minha amiga, veio para Paris. Combinamos de encontrar, mais foi um desastre. Não conseguimos e eu crente que ela ia passar o Réveillon aqui e que poderíamos curtir, a danada me informa que está indo para Londres… Fiquei arrasada! Mas também deixa uma sacola na recepção do hotel com “presentes” enviados pela nossa amiga Patynhaaaa!! A Paty não existe, é um trem essa mulher, sou apaixonada pela minha amiga. Vejam isso:

farinhaA pessoa me manda farinha de tudo quanto é tipo!!! Com mensagens, decoração e tudo! Tem como não amar essa criatura???

Feito o balanço do Natal, vamos ao Réveillon!! Tem muita festa, tem muito restaurante se preparando. O menu não vai mudar muito! Tem muitas opções desde ficar na rua vendo o movimento, jantar no bateau-mouche e até no alto da Torre. Os preços para comemorações fechadas estão entre 100 euros, podendo chegar a 1000 euros, e daí para mais também!

l3Eu cogitei ir em uma dessas festas, até achei alguns restaurantes brasileiros que estão organizando um réveillon típico, mas confesso que o investimento para jogo do PSG x Barça dia 14 de fevereiro , tá ganhando disparado!! Imagina???  Geentee!! Vai ser show!

Eu aprendi que essas opções são para turistas. Quem mora aqui, faz algo em casa entre amigos. Hoje mesmo tenho uma comemoração com meus colegas da faculdade, decidimos fazer uma festinha na casa de uma parisiense e cada um vai levar algo típico do seu país! Em outras ocasiões já levei pão de queijo, brigadeiro, hoje vou levar farofa né!! Quero ver a cara do povo comendo farofa e falando “farofa”….hahahha!!! Desafio 2017!

Como dá para ver nas fotos, aqui não tem a superstição de passar o ano novo com roupa nova, branca. Claro que tem a questão do frio, mas nem uma lingerie colorida de acordo com os desejos para o novo ano eles cogitam. Usamos branco no Brasil por uma questão cultural, mas também porque é verão e a gente vai para praia, né? Aqui não, é encapotado e de preto, mas as energias são igualmente renovadas. Tô trabalhando isso na minha cabeça, morrendo de medo de ter um 2017 azarado…hahaha!

l4A Avenida Champs Elysées e a Torre fazem projeções e fica bem cheio, mas por motivos óbvios não tem fogos de artifício. Os metrôs são gratuitos nesta época com a intenção de incentivar as pessoas a não usar o carro, já que vão beber! Embora tenha toda uma estrutura previamente pensada pela prefeitura e polícia, não é recomendável ficar na rua, é bom evitar aglomerações…pois gente junto demais é um prato cheio para os doidos de plantão, infelizmente. O drama é que, ao mesmo tempo, a gente não pode deixar de viver né?

Semana que vem mando o balanço do Réveillon parisiense 😉

Deixo meus votos , sirvam-se à vontade e um feliz 2017 para todos nós!

Bisous

Lu,

bonne-ane

Quer saber mais sobre a cidade luz? Olha esse super roteiro:

paris-em-7-dias-dicas-da-carol

Paris em 7 dias

SIMPLESMENTE PARIS !!!! Esta sugestão de roteiro pretende levar o turista para uma viagem bem completa pelos principais monumentos e regiões de uma das cidades mais lindas do mundo! Foi elaborado com base na minha experiência, na minha paixão pela cidade e pelo idioma. Para ilustrar as situações usei os desenhos da fera Inslee Haynes entre outros artistas internacionais que desenham Paris com muita paixão e delicadeza! Como “louca” pela França, visito sempre que posso e cada viagem me encanta por uma particularidade em especial. Paris sempre tem novidade! E a cada visita, acrescento uma região francesa. O interior francês é um escândalo, mas fica para o guia Tour Gastronômico: Conhecendo a França através de sua cozinha. Paris é uma cidade que não decepciona e nos transforma. Impossível ficar indiferente, um pouco dela vem embora com a gente.

Compre aqui.

https://www.hotmart.net.br/checkout.html?order=G4772144T&checkoutMode=6

 

 

Compre aqui.

https://www.hotmart.net.br/checkout.html?order=G4772144T&checkoutMode=6