Então é Natal…

Luciana Sena

France, Paris, Champs-Elysees illuminated at dusk (long exposure)

Gente, vou passar meu primeiro Natal em Paris!! Um luxo! Então decidi “pesquisar” os hábitos e a cultura francesa para não fazer feio né? Vou dividir com vocês o que eu descobri.  Alguns já conhecia, outros presenciei desde o início do mês e em breve participarei da ceia…Humm…Mal posso esperar!calendrier-de-lavent-2016-thes-nature-decouvertesNo início do mês de dezembro é muito comum dar um calendário para os pequenos. Ele é composto geralmente de 24 chocolates, um para cada dia do mês até chegar a noite de Natal. É uma farra! São formatos e recheios diferentes, cada dia uma surpresa! Achei um site que reuniu 20 propostas diferentes para variados gostos. Babemos:

http://copinesdebonsplans.fr/calendriers-avent-gourmands-2016-chocolats/

Até eu que já não sou mais “petite” há muito tempo, adorei e fiquei super empolgada, louca para saber qual é a surpresa do dia!! Me perguntaram se temos esse calendário aí no Brasil – bem que podia – mas como não tinha certeza, disse apenas que não é um hábito comum! Talvez pela época do ano, pois em dezembro geralmente faz calor…mas “who cares? ” É chocolate!! Portanto, lançada agora a campanha:

#calendáriodechocolatenatal2017

Acho algo digno de incorporar aos nossos costumes! (Eu também!!!)

natal2Em seguida, o usual é comprar um pinheiro de verdade bem bonito numa feira de plantas ou numa floricultura. Em casa, o fincamos num tronco e o decoramos como na terrinha tropical: bolas, anjos, estrelas, fitas, cartinhas para o Papai Noel e claro: pisca-pisca! Tem artificial também, mas o cheirinho do pinheiro de verdade em casa é muito bom! Guirlanda na porta, velas, meias e vi até pulls temáticos. Tem gente que usa estampa e tudo que remete ao Natal o mês inteiro. Meio bizarro, né?

mark-darcyOutra curiosidade foi o fato de não ver um presépio nas casas dos meus amigos, geralmente os vemos nas Igrejas. Não sei se é pelo fato de estarmos num país laico e no qual a manifestação religiosa de cada um é delicada, ou se eles não tem mesmo este hábito. Aqui esse assunto é meio tabu, sabe? As pessoas evitam falar  de religião. E eu, como típica brasileira, tenho em casa tem Nossa Senhora da Aparecida, sal grosso espalhado nos cantos, a imagem de Ogum, terço da Santa Miraculosa, escudo do Galo, oração de Santo Expedito…e por aí vai! Aos poucos a gente percebe que tem coisa que é melhor não perguntar. Basta observar, aprender de longe e respeitar!

papai-noelBom, agora vamos aos cenários! Parecem contos de fada, e é tão apropriado! Nessa época neva, então é normal e necessário, um cara barbudo usar veludo vermelho. Eu já disse que faz frio né? Pois é!! Bom, tem coral para tudo quanto é canto, vizinhos se reúnem, ensaiam e se apresentam no meio da rua. Sábado passado, por exemplo, fui fazer compras de supermercado e pá…”Vive le vent” (Jingle Bells)!

https://www.youtube.com/watch?v=V-PD5iz7qd

Achei fofo! Tinha até um cachorrinho vestido à caráter no coral!

estrasburgo-natal-photo-apTemos nessa época os “marchés de Noël” espalhados pela cidade. São feiras com os mais variados produtos artesanais à venda. Muitos destes produtos serão adquiridos para a ceia. Mas tem também muitas opções de presentes. E o comportamento é igualzinho ao nosso! Poucos presentes e muitas lembrancinhas, se é que vocês me entendem 😉

rocamboleEnfim, a grande noite! A ceia de Natal é rica e pode ser até bem variada, mas depende também dos recursos das famílias. Os tradicionais: foie gras, pato ou peru, coquilles Saint-Jacques, ostras (tenho pânico e estou rezando para que a família com a qual passarei o Natal, não invente fazer isso!), bûche de Noël (tipo um rocambole de chocolate), vinho e champagne. Mas, antes que alguém pergunte, não tem Panetone, nem Chocotone e muito menos farofa…Uma lástima!!!

Vou deixar alguns sites para diversão e  – quem sabe – inspiração e meu guia para quem vier passear pela cidade luz conhecer tudo! Depois conto como foi o meu Natal aqui tá?

Bisous,

Luciana Sena

http://www.marmiton.org/recette-noel/recette-de-noel_1.aspx
http://www.sortiraparis.com/loisirs/guides/44925-noel-a-paris-2016-les-bons-plans-sorties

paris-em-7-dias-dicas-da-carol

Paris em 7 dias

SIMPLESMENTE PARIS !!!! Esta sugestão de roteiro pretende levar o turista para uma viagem bem completa pelos principais monumentos e regiões de uma das cidades mais lindas do mundo! Foi elaborado com base na minha experiência, na minha paixão pela cidade e pelo idioma. Para ilustrar as situações usei os desenhos da fera Inslee Haynes entre outros artistas internacionais que desenham Paris com muita paixão e delicadeza! Como “louca” pela França, visito sempre que posso e cada viagem me encanta por uma particularidade em especial. Paris sempre tem novidade! E a cada visita, acrescento uma região francesa. O interior francês é um escândalo, mas fica para o guia Tour Gastronômico: Conhecendo a França através de sua cozinha. Paris é uma cidade que não decepciona e nos transforma. Impossível ficar indiferente, um pouco dela vem embora com a gente.

Compre aqui.

https://www.hotmart.net.br/checkout.html?order=G4772144T&checkoutMode=6