Mechas para elas: Ação arrecada cabelos e cria perucas para modificar histórias de pacientes com câncer em BH. Vamos participar?

13405320_1312570282090699_1731172600_o-850x491“Empatia é quando você se colocar no lugar do outro e vivencia as experiências da pessoa”. É com essa frase que o universitário Matheus Simões exemplifica o intuito da campanha “Mechas para elas – histórias que se transformam”. A ação tem como objetivo arrecadar mechas de cabelo para a criação de perucas destinadas a mulheres com câncer.

O projeto idealizado por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário UNA, em parceria com o Instituto Mário Penna, surgiu a partir da ideia do universitário Felipe Toscano, que deixou o cabelo crescer por cerca de dois anos e, ao cortar, não queria desperdiçar as madeixas. “Pensei em fazer uma boa ação e doar os fios de cabelo, nesse momento, tive um insight (ideia repentina) e comecei a escrever o projeto, que desenvolveria sozinho, até aparecer a oportunidade de realizar um evento na faculdade”, relata o fotógrafo e estudante do 6º período da Centro Universitário UNA, em entrevista à Bhaz.

Ainda de acordo com o universitário, muitas pessoas têm receio em fazer algum tipo de doação por envolver dinheiro. E um dos objetivos da campanha é mostrar que as pessoas não precisam necessariamente gastar dinheiro para ajudar alguém. “No meu caso, a forma que eu encontrei para ajudar é doando o meu cabelo. Justamente para mostrar que é possível ajudar e só ter um pouco de força de vontade”, explica Toscano.

A campanha promove o corte de cabelos, como um ato simples, que pode colocar um sorriso no rosto de quem precisa. Atualmente, existem inúmeras mulheres que estão lutando contra a doença, na qual o tratamento é agressivo e uma das consequências é a perda dos fios de cabelo. “Quando você acorda, a primeira coisa que repara é no seu cabelo. Agora, imagina se você não tem, o primeiro impacto é bastante doloroso, a pessoa sempre se questiona como vai realizar as atividades diárias dessa maneira”, conta Patricia Juliana, estudante de Publicidade e Propaganda do 6º período. Por esse motivo, é de suma importância que as pessoas se conscientizem e ajudem a melhorar a autoestima de alguma mulher.

Entrega das doações

Após a realização do evento, os alunos irão entregar as mechas no Instituto Mário Pena, que irá confeccionar as perucas para as pacientes. No entanto, a proposta da campanha vai além das doações. A principal ideia é transformar o projeto em algo tangível, e através disso, acontecerá uma cobertura fotográfica para a produção de um foto-livro, que vai ficar disponível em um financiamento coletivo. “O que ultrapassar a meta desse financiamento, nós vamos disponibilizar pra outras instituições de diferente segmentos, mas, principalmente da saúde, por ser o setor mais precário do nosso país”, completa Toscano.

O intuito da criação do foto-livro é passar emoção para quem recebe e principalmente para quem doa as mechas de cabelo. “As pessoas que receberão uma copia do foto-livro ficarão mais sensibilizados e passarão essa ideia adiante. Se o seu cabelo está grande doe, é melhor do que jogar no lixo, além de fazer o bem, contribui com a despoluição e sustentabilidade”, diz Felipe.

13501679_907236449385717_4199462627582938828_nGarota Propaganda

Aos 43 anos Elenice descobriu que estava com câncer de mama. Ela não desistiu e não deixou a doença vencer. Assim como ela, muitas outras mulheres precisam de ajuda para reconquistar a autoestima e seguir em frente.”Tirei como lição que a minha força estava na cabeça, mas dentro dela, não fora”. Atualmente, Elenice é voluntária na Volmape (Associação das Voluntárias do Instituto Mário Penna).
13501679_907236449385717_4199462627582938828_n
Reprodução/Facebook

Requisitos para doação:

Compareça ao evento com os cabelos secos e bem limpos para o corte;

Sem preconceitos com os amantes da tintura. Cabelos tingidos são bem aceitos;

Cabelos encaracolados, lisos, crespos, podem doar;

Tenha no mínimo 21 cm de cabelo para doar.

Onde e quando doar?

A campanha acontecerá no dia 27 de junho de 2016, na sala 02, a partir das 19h, nos Campus Liberdade do Centro Universitário Una, localizado na Rua da Bahia, 1764, Lourdes – Belo Horizonte. Os interessados deverão se identificar na portaria da universidade e comunicar a sua participação no evento.Os cortes serão feitos pelos alunos e um instrutor do Instituto Loreal.

Conheça mais a campanha nas redes sociais e acompanhe de perto várias histórias se transformarem no decorrer dessa caminhada. Faça parte desse movimento!

https://www.facebook.com/events/1054764297937456/?acontext=%7B%22ref%22%3A22%2C%22feed_story_type%22%3A22%2C%22action_history%22%3A%22null%22%7D

FONTE: Bhaz