As mulheres tiveram papel fundamental durante a Segunda Guerra Mundial, quando serviam aos seus países como soldados ou enfermeiras, enquanto seus companheiros eram combatentes. Como a rouparia era claramente masculinizada, elas tinham as peças adaptadas às suas silhuetas, o que as deixavam um pouco mais curvilíneas, acompanhando o shape feminino.
Por volta dos anos 1940, esses itens passaram a influenciar a produção e nunca mais saíram de moda. Essa lembrança militar está presente nas roupas até hoje, seja no comprimento das saias e vestidos, nas cores fechadas – presentes principalmente no inverno, ou nos detalhes de cada peça. O que se vê hoje é um mix interessante de componentes que remetem de alguma forma o passado dessas mulheres com peças descoladas. E, claro, é possível, de acordo com o estilo de cada uma, usar um look completo e apostando em um coturno para fechar a produção sem perder a feminilidade. Fazer boas escolhas é essencial para criar esse mood.
As roupas com estilo militar vem sempre em cores e estampas do tema. Verdes, cáquis, cinzas e tudo que lembra esse universo é bem vindo. Mas como já é uma estampa marcante, vale usar em pequenas doses, em blusas ou acessórios. Se quiser ousar com uma calça bem estilosa, opte por uma camiseta super básica. E se esfriar, casacos com bolsos e mais pesados também fazem alusão ao tema. Não tem erro.
Alguns elementos que vocês podem ousar nesse inverno:
Cores – O verde, o caqui, o marrom… Os tons terrosos são os legítimos representantes dessa proposta e podem ser usados em uma produção mais sóbria ou com ousadia em um mix com estampas florais e coloridas.
Comprimentos – Saias e vestidos midi são superelegantes e têm influência forte das nossas antepassadas. A elegância da peça é garantida. Já os casacos e jaquetas têm proporções mais exageradas.
Golas – Como não podiam usar decote e a regra era mostrar menos o corpo, as mulheres usavam camisas com decote reto ou golas altas, que não chegavam a ser rulê, mas eram bem fechadas no pescoço.
Tecidos – Os materiais estruturados, como o couro e a sarja, remetem à época, mas o mix com tecidos leves deixa o resultado bem delicado.
Por ter um apelo masculino, geralmente com propostas mais largas e menos sensuais, essas peças ficam ótimas em produções com tendências bem femininas, como animal print, rendas e muitos acessórios. Vale brincar e criar novos looks…Aproveitem!