Em especial nesse domingo não teremos o Moda de Domingo para prestar uma singela homenagem ao grande camaleão David Bowie. Hoje completa uma semana que ele nos deixou e, sem dúvida, o mundo ficou menos colorido. Confira:
Bowie influenciou a música, a moda, o status quo, a cultura, o mundo com seu comportamento transgressor e suas ousadias e experimentações visuais, ele é um dos nomes mais importantes do cenário musical, que gravou seu nome muito além do alcance da sua voz.
Suas múltiplas personalidades e autenticidade se tornaram fortes expressões de moda e comportamento. David mudou seu visual milhares de vezes, e em todas elas ditou moda. Grandes estilistas já adimitiram influenciarem-se e inspirarem-se em Bowie: De Jean Paul Gaultier a Jonathan Saunders, de Hedi Slimane a Alexander McQueen, todo mundo que importa já declarou influência direta ou indireta da estética criada por Bowie, tanto em coleções assumidamente reverenciais (caso de Gaultier e Saunders) como em inspirações criativas mais difusas. O mesmo vale para editoriais e campanhas de moda, a última delas da famosa grife Louis Vuiton.
Como diria o próprio Bowie: “I´m not a prophet or a stone aged man, just a mortal with the potential as a superman” (Não sou um profeta ou um homem de pedra envelhecido, apenas um mortal com o potencial de um super-homem)
Infelizmente ele realmente era mortal…
Veja a retrospectiva especial feita pela Vogue sobre as influências de Bowie na Moda em:
http://vogue.globo.com/