A 10ª edição do VAC oferece arte e diversão em Belo Horizonte. O festival se estende do dia 08 de janeiro a 05 de fevereiro, reunindo uma diversidade de talentos em nove áreas artísticas.

vac

A abertura oficial da 10ª edição do Verão Arte Contemporânea (VAC), ocorreu no Memorial Minas Gerais Vale, no dia 05 de janeiro, com a apresentação do projeto no teatro local pelos idealizadores e curadores do festival Ione de Medeiros e Jonnatha Horta Fortes, onde estiveram presentes vários artistas que participarão da mostra e imprensa.

Este ano o festival apresenta 41 atrações em 21 espaços de Belo Horizonte, cuja programação está focada na arte contemporânea, compreendendo espetáculos de dança, teatro, música, artes visuais, cinema, literatura, arquitetura, moda e gastronomia. Farão parte das atividades artistas, grupos de Minas Gerais, de outros estados e países, voltados para a pesquisa e experimentação nas artes.

“Nestes 10 anos a proposta se ampliou, novas áreas foram incluídas na programação que vem mantendo o caráter de diversificação da manifestação artística, expressando a pluralidade de informações culturais própria da contemporaneidade. Com este objetivo, novamente o VAC mostrará suas obras e projetos mais recentes, em conexão com sua essência”, reforça Ione de Medeiros.

Muitas novidades estão incluídas na programação, como na abertura pelo Denominado Ora (direis) ouvir estrelas, presta homenagem ao poeta Olavo Bilac e será realizado em dois espaços públicos: no lago do Parque Municipal de Belo Horizonte e no Teatro Francisco Nunes.

Um grande destaque do evento contempla O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, em desfile de 15 barcos alegóricos no lago do Parque Municipal. As alegorias foram elaboradas por artistas convidados e alunos da Escola Livre de Artes da Prefeitura de Belo Horizonte – Arena da Fundação Municipal de Cultura.

O quarteto de cordas Ricercar executará no palco do Teatro Francisco Nunes dois Contrapontos da Arte da Fuga de Bach junto com imagens em vídeo de obras do arquiteto Frank Gehry e do pintor Mark Rothko. A Cia. Sesc de Dança apresentará coreografias revestidas de roupagens neo-clássicas com músicas de Bach e Prokofiev.

banner_vac

A área de moda será prestigiada com a segunda edição do Mini Salão de moda, seguindo a proposta de unir o público aos estilistas, que exporão suas recentes criações.

A gastronomia homenageará os chefes que durante três anos promoveram trocas com a equipe do Restaurante Popular e, entre outras atrações, será realizado no dia 05 de fevereiro a Sexta Gourmet, onde um grupo de chefes convidados preparará a refeição do dia.

O VAC também proporcionará ao público o contato direto com artistas plásticos, dentro do projeto Verão nos ateliês.

Segundo Jonnatha Horta Fortes, durante o ano de 2015 o Grupo Oficcina Multimédia (GOM), fez a curadoria deste evento assistindo as atrações, identificando os artistas que estejam afinados com a linguagem contemporânea de experimentação e de risco. Foram convidados artistas consagrados ou jovens, que vislumbram quebrar as barreiras e fazer transformações na arte, na sua área ou em junções artísticas. “A idéia é apresentar esta trupe à cidade, a fim de que as pessoas possam dimensionar o trabalho desenvolvido por estes profissionais. Belo Horizonte é uma referência no quesito arte em todo o país, assim contribuímos também para o turismo cultural na cidade. O festival tem o intuito de divulgar as artes, sendo que as atividades representam uma abertura do ano e que possam ecoar em 2016”, salientou Jonnatha.

A diretora da Lazúli Cultura, Jacqueline de Castro, comentou: “O espetáculo Um Dois na Dança é uma mostra internacional de solos duplos, que acontece há treze anos e, como no ano passado tivemos uma captação muito pequena, não foi possível realizar o evento. Dessa forma, estamos desenvolvendo o projeto em etapas, devido ao fato de termos uma parceria com o atelier de dança Dudude Herman, apresentaremos a Katie Duck da Holanda. Unimos força com o VAC, que é um evento consolidado, oportunizando a realização do evento no CCBB”.

O Verão Arte Contemporânea (VAC) é realizado e produzido pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM). A 10ª edição é apresentada pela Fundação Municipal de Cultura e patrocinada pela Oi, BDMG Cultural e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, em parceria com o Sesc e divulgação da TV Globo Minas.

Confira a programação no site do VAC: http://www.veraoarte.com.br

FONTE: BH EVENTOS

Jornalista Luiza Miranda