Livro conta a história do setor e sua importância na moda mineira, da década de 1960 à de 2000. O Sindicalçados-MG e o Sindibolsas-MG estão a frente do projeto.

 couro 3

 O Sindicato das Indústrias de Calçados no Estado de Minas Gerais (Sindicalçados-MG) e o Sindicato das Indústrias de Bolsas e Cintos no Estado de Minas Gerais (Sindibolsas-MG) lançam o livro Arte em Couro – A Força Empreendedora e a Energia Criativa da Indústria de Calçados e Bolsas de Belo Horizonte – hoje, dia 9 de dezembro,às 19h, no Espaço Vista – Centro de Desenvolvimento Empresarial.A iniciativa dos presidentes do Sindicalçados-MG , Jânio Gomes, e do Sindibolsas-MG, Rogério Lima, faz parte das ações desenvolvidas através do Programa de Melhoria de Competitividade do APL de Bolsas e Calçados de BH e RMBH.

Segundo Jânio Gomes, o objetivo da obra é resgatar a trajetória das empresas que trabalham com calçados, bolsas e artefatos em couro em Belo Horizonte e RMBH fazendo-a chegar às gerações futuras, contribuindo assim com a cultura do empreendedorismo no país. “Nossa intenção é deixar registrado o pioneirismo dos empresários que nos antecederam, a ousadia, inovação e entusiasmo dos que vieram depois. Trata-se de uma homenagem a todos que se apaixonaram pelo setor, contribuindo para seu engrandecimento”, afirma.

A publicação, que tem a coordenação geral do Sistema FIEMG, parte de uma retomada histórica da produção do couro no estado, sua importância econômica e cultural, e relembra a história da capital mineira e os movimentos culturais e estéticos que construíram as bases da moda e design no estado.

couro 2

Da manufatura à indústria produtiva e conectada às tendências mundiais da moda, o livro narra, da década de 1960 à de 2000, o desenvolvimento das indústrias do setor, constituindo um polo que cresceu e prosperou sob o primado da criatividade, do capricho artesanal, do bom gosto e do direcionamento para o público feminino. Empresas pequenas e médias, em sua maioria, conseguiram chamar a atenção do Brasil por seu trabalho inovador e diferenciado, que garantiu a Minas Gerais a fama de capital do design de calçados.

Os capítulos destacam também a trajetória dos principais empreendedores e estilistas, os cases de sucesso das grandes marcas e os fatos marcantes da evolução do segmento, que se firmou como um dos mais importantes da moda no Brasil. Por fim, o livro debate a atual situação da indústria de sapatos e bolsas no estado, identificando e discutindo desafios e oportunidades de negócio, e coloca à disposição das pessoas e empresas interessadas na atividade, informações relevantes e estratégicas sobre o setor.

Para sua realização foram ouvidas cerca de 50 pessoas que atuam nesse mercado entre empresários, estilistas e designers. O trabalho se completa com farta pesquisa iconográfica, que traz fotos históricas e do acervo das indústrias focalizadas.

Com projeto gráfico da New360, Arte em Couro é editado pela Conceito Editorial, sob os cuidados dos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Silvia Rubião, com pesquisas e textos de Doia Freire e Teresa Cristina Motta e fotos de Daniel Mansur. O prefácio é da jornalista Anna Marina, editora do Caderno Feminino & Masculino do jornal Estado de Minas.

couro 4

Mais informações:

Salamandra Comunicação e Marketing
Jornalista responsável: Heloisa Aline
Fones – 31-9314.5366/ 3225.0850
salamandra.comunicacao@gmail.com