Às vezes, um detalhe pode por tudo a perder e quando estamos sendo analisadas por um profissional, até uma piscada na hora errada pode ser crucial. Portanto, uma roupa adequada é fundamental nessa hora tão decisiva. Afinal, o mar não está pra peixe e conseguir um bom emprego depende, também, da sua imagem.

o-diabo-veste-prada-filme

 Antes de aparecer para uma entrevista de emprego, saiba muito bem o perfil do local em que deseja trabalhar. Agência de publicidade é de um jeito, escritórios de advocacia são de outro. Até na faculdade eles destoam. Procure saber qual a roupa mais utilizada pelos profissionais que atuam na área que você pretende, se usam sempre roupas mais formais, o que é permitido ou não e outros detalhes sobre a própria empresa…Eles podem contar pontos preciosos na hora decisiva.Terninhos são uma boa pedida para entrevistas em joalherias e escritórios mais sisudos. Já uma calça de alfaiataria e uma camisa social bastam para empresas mais sóbrias e órgãos do governo.

O importante mesmo é ter – muito – bom senso. Perfume forte, maquiagem chamativa, barriga e peitos de fora, transparências…Nem pensar! Nessa hora, o que conta é o currículo e não o corpo. A menos que a sua entrevista seja pra dançarina de funk, o momento pede seriedade. Cores claras são mais fáceis de coordenar e passam um ar mais sóbrio e clean.

Tatuagens e piercings não devem ficar aparentes e se for questionada se tem, é melhor não mentir. Ainda existem empresas que não contratam pessoas com esse perfil – acho péssimo – mas existem. Se for descoberta depois de contratada, pode ser pior. Além de roupa e postura, tenha sempre as unhas bem cuidadas, bem feitas. Não precisa nem estar pintada, mas sem cutículas e limpa. Cabelos bem cuidados também contribuem para uma boa aparência, demonstra cuidado e auto estima, itens fundamentais para qualquer profissional.

Outro ponto importante é com relação aos acessórios. Brinco ou colar, colar ou pulseira. Nada muito brilhante nem com muitas informações. O local é de trabalho, não de festa. Sandálias abertas não são recomendadas e as bolsas devem ser mais clássicas, sem muitos detalhes. Todo o visual deve mostrar respeito e competência. Maquiagem clara, com poucas cores, um risco de delineador e um pouco de gloss iluminam e embelezam.

Calças mais larguinhas, mesmo se for jeans,sem marcar o bumbum também são uma boa opção. Camisas brancas são coringas e nunca saem de moda, vão a qualquer tipo de reunião. Cuidado com lingeries aparentes! Preste atenção na alça do soutien – que nunca deve ser de cor diferente da blusa – ela deve sumir, mas se aparecer, pelo menos não destoa tanto. Calcinhas bem baixas se a calça for também, pois sentar e pagar cofrinho ou ficar com a calcinha vermelha aparecendo, é o fim!!!

No mais, seja confiante. Um belo salto te dá postura e eleva o astral. Olhe sempre nos olhos de quem a estiver entrevistando, isso demonstra sinceridade e confiança. Aperte na mão de forma firme e educada, isso demonstra caráter.
Fale de forma clara e simples, responda bem as perguntas e comente de forma inteligente.Tenha um currículo objetivo e sucinto. E, se for possível, se candidate ao emprego dos seus sonhos. Trabalhar feliz é ainda o melhor negócio!

Leia algumas loucuras feitas por candidatos que encararam o próprio “diabo” em uma entrevista de emprego: http://trailerbrasil.com.br/news/uma-entrevista-de-emprego-com-anna-wintour/