O ‘Vinho do Mês’ é a nova opção para quem quer apreciar um bom vinho com preço acessível.Neste mês, ele estreia no Birosca S2, Don Pasquale, El Toro, Ephigênia Bistrô, Est! Est!! Est!!!, Glouton, Oak, Saatore, Santa Pizza e Villa Roberti. Vamos?

vinho do mes

Nos últimos anos, o setor gastronômico sentiu a escalada de inflação e os preços dos vinhos foram às alturas. Encontrar bons rótulos por menos R$ 65 se tornou uma missão quase impossível, mas uma novidade promete quebrar o paradigma de “o que é bom tem que ser caro”. Chegou a vez de os amantes da mais nobre das bebidas serem beneficiados por uma iniciativa que vai colocar, na mesa dos restaurantes belo-horizontinos, rótulos premiados de alguns dos melhores produtores do Novo Mundo e da Europa a um preço mais do que justo: R$ 50.

Durante 30 dias, quem for aos dez restaurantes que fazem parte da promoção ‘Experimente o Vinho do Mês’ terá, além das opções das cartas de cada casa, um rótulo especialmente selecionado: simples assim, sem passaporte ou cartão de desconto. Mais do que uma indicação de qualidade, a ação tem como objetivo estimular o consumo através de uma parceria inédita entre importadores e restaurantes, que permite uma redução de até 55% no preço de cada rótulo.

“Partimos de um objetivo claro, que era o valor de R$ 50 para um vinho de ótima qualidade. A partir daí, negociamos com fornecedores e restaurantes para que eles reduzissem suas margens de lucro, até chegarmos a um denominador comum”, conta o idealizador da promoção, Homero Gottardello. “Na verdade, foi um trabalho de convencimento, em que todos abriram mão de boa parte de seus ganhos, para privilegiar única e exclusivamente o consumidor final”.

Quem aderiu ao ‘Experimente o Vinho do Mês’ acredita que, mais do que o aumento do movimento no salão, a promoção representa uma mudança de mentalidade no setor. “Sem dúvida, essa ação permitirá que novos clientes conheçam nossa gastronomia. Afinal, um bom rótulo é sempre o melhor acompanhamento para nossas criações”, avalia o sócio-proprietário do Villa Roberti, Daniel Roberti. “Precisávamos de uma oxigenação nesse mercado, provando que é possível, sim, oferecer qualidade por um preço, realmente, acessível”.

A matemática do ‘Experimente o Vinho do Mês’ ficou a cargo do gerente de importação da Casa Rio Verde, fornecedor exclusivo do projeto, Haendel Roberto: “Compramos a ideia e refizemos nossas contas para chegarmos à meta, que era o preço final de R$ 50. Pela qualidade dos rótulos que serão apresentados mês a mês, nessa ação, não tenho dúvida de que os belo-horizontinos terão o maior valor agregado do país, nestes restaurantes”, afirma o responsável pelo portfólio. “A exigência em relação à escolha dos vinhos foi muito grande, e tenho absoluta certeza de que o consumidor será o grande beneficiado”.

Os restaurantes participantes do ‘Experimente o Vinho do Mês’ combinam o melhor da cozinha internacional e da gastronomia autoral, em endereços nos mais prestigiados e tradicionais bairros de Belo Horizonte. Confira nosso time: Birosca S2, Don Pasquale, El Toro, Ephigênia Bistrô, Est! Est!! Est!!!, Glouton, Oak, Saatore, Santa Pizza e Villa Roberti.

vinho

Para o pontapé inicial, foi selecionado um Benaco Bresciano, o Trepiò. Produzido pela Civielle, uma referência desta indicação geográfica (Indicazione Geografica Tipica ou IGT) da Lombardia, esse vinho é feito a partir de uma combinação das uvas Gropello, Marzemino, Sangiovese e Barbera. Suas vinhas ficam nas colinas de Valtènesi, próximas ao Lago di Garda.

A casta Gropello, predominante no “blend”, é cultivada na região desde o século 14 e, entre as características marcantes do Trepiò, destacam-­se a cor rubi, o aroma frutado e delicadamente picante, além do sabor suave, com notas de chocolate, tabaco e a salinidade típica da baunilha. Sem dúvida, um rótulo que, por si só, já é um convite para quem gosta de vinho. E para quem gosta da vida.. Vamos?