Um projeto inovador, com o objetivo de valorizar e democratizar o acesso ao design, com intensa programação de eventos de perfis bem variados, incluindo lançamentos de produtos, exposições, palestras, seminários, oficinas de criação, vitrines decoradas, mostras e inúmeras intervenções. Esse é o conceito do DMAIS – Circuito de Decoração e Design, um grande circuito composto por 50 eventos que fazem a conexão da decoração e do design com diversas outras vertentes, como moda, arte e arquitetura etc, gerando valor aos negócios e difundindo o talento nacional.
Entre os dias 16 e 27 de setembro, em Belo Horizonte (MG), lojistas locais e nacionais, designers, varejistas, marcas de design, museus, instituições, entidades beneficentes e shoppings estarão envolvidos com o tema do design. A inspiração veio de iniciativas internacionais de peso e com bastante relevância em seus segmentos como o Fuori Saloni, realizado anualmente na Itália, e o London Design Festival, que movimenta a capital londrina com a mesma periodicidade, além de diversos eventos de design que ocorrem em Nova Iorque ao longo do ano.O idealizador do DMAIS é o empresário Renato Tomasi, que adianta alguns detalhes importantes das novidades que serão apresentadas de forma inovadora. “O objetivo é criar uma marca na cidade, formar um calendário único para se pensar e discutir design, fomentando esta cultura nas pessoas, seja na capital mineira ou em outras cidades do país”, destaca.
Confira algumas novidades do evento:
ü A dupla de designers cariocas Pedro Moog e Leonardo Lattavo desembarca em Belo Horizonte no dia 17 de setembro, trazendo um pouco da bossa carioca e apresentando sua premiada coleção de moveis em palestra para 200 convidados, no cinema do Ponteio Lar Shopping.
ü O Circuito Praça da Liberdade, além de ponto turístico e cultural, também será palco para falar de design durante os 12 dias do DMAIS. O inovador prédio verde receberá instalação do coletivo Fósforo, especializado em design e cenografia. O local será um ponto de encontro e receberá algumas interferências e manifestações artísticas de jovens talentos do grafite.
ü Profissionais do universo fashion, jovens estilistas, estudantes de Moda e de Belas Artes e interessados na área que ainda não tiveram uma coleção assinada terão espaço no “Boulevard Fashion Design”, concurso que será realizado pela segunda vez no shopping e que tem o objetivo de revelar novos talentos da moda na capital mineira. No dia 20 de setembro serão conhecidos os três vencedores, no evento assinado pela consultora de moda Zoka Vassalo Costa e que contará com a presença da imprensa especializada e do público em geral.
ü Nomes do design consagrados nacional e internacionalmente serão lembrados e terão coleções lançadas ou instalações e interferências utilizando seus produtos. Os renomados designers Charles e Ray Eames serão homenageados em exposição. Haverá ainda lançamento de produtos da conceituada designer paulista Jaqueline Terpins e uma exposição especial de Jorge Zalszupin, referências do design moderno brasileiro.
ü Já pensou em ter produtos customizados e únicos? Então aguarde as novidades preparadas pelas marcas Bel LAR Exclusive, de acabamentos de luxo; e Abatjour de Arte, de luminárias. A primeira, em parceria com a marca Deca, escolheu seis cubas que serão estilizadas por diferentes personalidades, como o artista plástico Saul Vilela, o arquiteto e poeta João Diniz e o grafiteiro Thiago Mazza. A segunda, com luminárias holandesas que também serão customizadas por personalidades mineiras, entre elas o estilista Victor Dzenk, o arquiteto Cristiano Sá Motta, a arquiteta e designer Isabella Vecci.
ü E as vagas para carros nas ruas? Podem ser utilizadas de outra forma? É exatamente isso que alunos de design da Faculdade Izabela Hendrix vão apresentar durante os dias do circuito.
ü Os pequenos e futuros consumidores não poderiam ficar de fora. No coração do bairro de Lourdes haverá uma mostra especial de decoração destinada às crianças e seus pais. Renomados nomes da arquitetura e decoração farão parte de uma mostra de quartos de bebês e crianças, com nove ambientes decorados exclusivamente para o DMais.
De acordo com Tomasi, a capital mineira poderia receber uma quantidade ainda maior de eventos nos dias do DMAIS, mas, por se tratar da primeira edição, foi necessário limitar a quantidade em 50 para uma interação entre as iniciativas. “Todas as ações tiveram que ser analisadas e aprovadas pelo comitê organizador do circuito. Desta forma, tudo foi pensado para que os visitantes possam aproveitar os eventos e se envolver com tudo que foi preparado da melhor forma, com conforto, comodidade e acesso facilitado”, reforça Renato. Para facilitar ainda mais a chegada e saída dos visitantes aos eventos, o DMAIS viabilizará um tour diário, batizado de ‘design tour’, que percorrerá todos os dias os principais pontos com eventos e exposições.
Quem está participando da iniciativa ficou bem empolgado com as possibilidades e abrangência do evento, que já está rendendo muitos comentários entre os formadores de opinião. Conheça alguns participantes:
Mary Figueiredo Arantes – estilista
“Nossos dias seriam sempre iguais se na cidade não tivesse uma agenda cultural. Uma exposição, um sarau, um show na praça é o que nos tira do lugar comum, nos faz pensar, interagir com nossos pequenos e grandes sonhos. Um evento como o DMAIS trás para a cidade a renovação do olhar para o design. A possibilidade de novos talentos se mostrarem, a visibilidade que todos nós que vivemos entre montanhas, necessitamos, ainda mais neste caso onde a proposta é de uma interação: comida combina com moda, que desfila com design, que versa com prosa…”
Saul Vilela – arquiteto e artista plástico
“DMAIS. Essa ideia chega a BH como um meteoro iluminando o mundo da decoração e das artes e, consequentemente, todo o mercado que essas atividades envolvem. Com um pouco de bom senso é fácil perceber que em um momento de crise no país e numa cidade onde poucos eventos deste quilate acontecem quem não entender essa mensagem do mercado certamente vai ficar DMENOS“.