Mostra apresenta trabalhos dos mineiros  Olavo Machado Neto e Ana Vaz e do carioca Zanini de Zanine dentro da Semana do Design parisiense

 

Os mineiros Ana Vaz e Olavo Machado Neto participarão da exposição Beleza na Imperfeição, entre os dias 27 de janeiro e 8 de fevereiro, na galeria de arte Ricardo Fernandes, em Paris, com patrocínio do Sesi. O evento acontece durante a Semana do Design parisiense. Comandada pelo também mineiro Ricardo Chaves Fernandes, o espaço, localizado no bairro Marais, foi aberto em 2009. Artistas brasileiros estão sempre presentes na agenda da galeria. Convidado para expor suas carrancas, esculturas em metal, em Paris, Olavo Machado Neto, idealizador da exposição, convocou os amigos Zanini de Zanine e Ana Vaz para compor um trio, integrando o design com a arte sob olhar brasileiro.

 Trio

Olavo Machado Neto – Desde a infância ligado à ilustração, arte e design, Olavo Neto foi estudar design em Milão, entre 1999 e 2000, para se aprimorar e para entrar em contato com os grandes nomes da profissão.Apesar de trabalhar com várias matérias-primas, Olavo se afinou com o metal, material usado na indústria da família, a que tinha fácil acesso. A partir daí passou a desenvolver várias experiências com ele detectando suas possibilidades de criação, primeiramente na área do mobiliário; depois, na de esculturas, a que vem se dedicando recentemente.As carrancas elaboradas em chapa de aço já conquistaram espaço na MUJI, no Japão, com lojas em várias partes do mundo.Em 2009, Olavo lançou a marca Cucampre, com a qual comercializa seus produtos. A primeira peça que criou, um porta-chaves fabricado com corte a laser e dobra automática, ganhou o prêmio IDEA BrasilOuro, na categoria casa, um dos mais importantes do país.Internacionalmente, as peças criadas pelo designer já estiveram no Salão Satélite, em Milão, que integra o Salão do Móvel milanês, na ICFF de Nova York e na Semana do Design de Valência, na Espanha, além da mostra Casa Brasil, realizada em Bento Gonçalves, que é uma referência do design brasileiro. Em agosto deste ano, lançou, nessa exposição, no programa Um Designer para uma Indústria, a poltrona Tributo para a marca Neobox, que foi muito bem recebida pelo mercado e pela imprensa especializada.O trabalho de Olavo Machado Neto tem se sobressaído na mídia, aparecendo em jornais, revistas e blogs como o Designboom, o mais importante portal internacional de design, que dá destaque ao que há de novo no mercado.

Ana Vaz – Atuando desde 2000 com a criação de acessórios 100% ‘hand made’, Ana Vaz lança mão do crochê e do tricô para propor trabalhos que transitam entre o design e a arte.Ao longo desses anos, suas experimentações com materiais, formas e texturas estenderam-se para além dos acessórios e, hoje, alcançam o universo das roupas, figurinos, objetos e instalações.
Na moda, desenvolve trabalhos para diversas grifes nacionais, sempre propondo peças especiais, de grande força expressiva e conceitual, com presença recorrente em desfiles e editoriais (Alexandre Herchcovitch, Osklen, Ronaldo Fraga, Coven, Cantão, Ágatha, Maria Bonita, Huis Clos, MaraMac, Andrea Marques, Gilda Midani, Ellus, Martha Medeiros, Elisa Atheniense, Tereza Santos, Zezé Duarte, M&Guia, dentre outros.)No universo do design e da arte, aplica o ‘fazer manual’ – o tecer e o trançar – em objetos utilitários, em luminárias, em cortinas, em painéis, ou em grandes ‘instalações têxteis’ que percorrem o espaço, laçam os vazios e preenchem as ambiências com novos corpos táteis.Além de peças autorais expostas na Itália, Holanda e Inglaterra, em 2007 representou o Brasil na exposição The New World: Design From Five Continents (no Festival) junto a outros quatro designers estrangeiros selecionados pelo British Council.

Zanini – Zanini de Zanine é filho de José Zanine Caldas, arquiteto autodidata, e cresceu vendo o pai trabalhar. Estagiou com Sérgio Rodrigues e, em 2003, um ano após sua formatura em desenho industrial na PUC-Rio, começou a produzir móveis em madeira maciça, com peças de demolição – colunas, vigas e mourões de casas antigas – batizadas como Carpintaria Contemporânea.
A partir de 2005, dá início à criação de uma nova linha de peças produzidas industrialmente, usando, além de madeira de origem controlada, materiais diversos como plástico, metacrilato com origem controlada, materiais e partes de outros produtos industrializados.Recebeu os mais importantes prêmios de Design do Brasil pelos móveis que criou nos dois segmentos e expôs nos principais eventos nacionais e internacionais da área. Atualmente, assina grandes marcas nacionais e internacionais como a francesa Tolix e as italianas Poltrona Frau, Slamp e Discipline.Em 2011 foi convidado por Giulio Cappellini, diretor da Cappellini (Itália) para colaborar com a Cappellini, uma das cinco marcas de móveis mais importantes do mundo. Em 2013, trabalhou com os irmãos Campana na curadoria do novo hotel Marina All Suites.

ORGULHO!