Antes de montar o visual para o casamento, é imprescindível saber hora e local da cerimônia. A regra é: quanto mais tarde, mais brilhos,mais cores e maquiagem; quanto mais cedo, mais clara será a maquiagem e mais natural o perfume. As roupas devem ser de tecidos nobres, porém mais foscos e de cores claras.Branco, nem pensar MESMO! Preto também tem sido abolido, afinal, estamos em um casamento, não em um velório! Estampas delicadas, florais, em tons pastéis com azuis, verdes, rosa claros são bem vindas. As bijoux são discretas e as sandálias pedem pouco brilho, como ouro velho. Se o casamento for ao ar livre e você tiver que andar pela grama, fuja dos saltos finos!!! Na praia, vale até uma rasteirinha mais elaborada. O comprimento das saias e vestidos fica mais democrático. Calças do tipo pantalona também fazem bonito em casamentos durante o dia. Alerta: jamais use plataformas, são informais demais!
Quando o casamento é a tarde, a lógica muda. A roupa pode ser sóbria e os acessórios mais exuberantes. Um longuete prata, por exemplo, ganha vida nova se acompanhado por um belo bracelete de cristais e uma sandália metalizada. E continua sendo discreto e elegante. Os tecidos podem ser brilhantes, como a seda e o cetim com pouco ou nenhum bordado.A maquiagem fica mais exuberante, assim como o perfume, mas tudo em doses homeopáticas. O comprimento até os joelhos é o mais indicado.
Agora, à noite…Onde os gatos são pardos, mas as gatas ofuscam!!! Brilhos, bordados, pedrarias, cetins, rendas, quase tudo é permitido. Em igrejas, decotes e fendas mais ousados não tem lugar. A discrição aliada ao bom gosto é a melhor pedida.Vestidos longos ainda tem o seu lugar, mas hoje em dia pode quase tudo, dos mínis aos máxis, com meia cauda e tudo. A cauda sõ não pode ser maior do que a da noiva! O importante é que seja lindo e glamouroso, em perfeita harmonia. Se a sandália e -ou- a carteira já tem muito brilho ou pedrarias, o vestido pode ter menos e vice versa. Vestidos dourados com sandálias mais sequinhas, tops de renda com saias de cetim, vestido de jersey puro com brincos de cristais imensos!
Nunca se esqueça de que, vestidos com detalhes na parte superior descartam o uso de colares e pedem apenas brincos – que podem ser maiores – e pulseiras, da mesma forma que os frente-únicas. Simplicidade ainda é o melhor estilo e a roupa nunca deve ofuscar quem a está vestindo. Ostentação nem sempre é sinônimo de beleza. Portanto, vale incorporar um espírito só um pouco perua, afinal, festa é festa e precisamos aproveitar. O mais importante mesmo é estar com a roupa apropriada ao seu corpo e adequá-la as situações. Olhar no espelho antes de sair de casa com o senso crítico aguçado é ainda a melhor pedida. Preste atenção em todos os ângulos, tire os excessos, se conheça e se respeite. Afinal, mulher foi feita para brilhar!!!
PS: O famoso pretinho básico, instituído por mademoseille Chanel e que se tornou ícone da moda, copiado por todos e usados por muitas, foi eternizado em um momento de luto de Gabrielle. Ela havia acabado de perder o seu grande amor e se expressou belamente através dessa cor… Portanto, se for para festejar, use vermelho!!!