O QUE É?
O Programa Mães de Minas nasceu para cuidar da vida dos novos mineiros. Trata-se de um conjunto de ações de saúde voltadas para a proteção e o cuidado da gestante e da criança no primeiro ano de vida, como parte da Rede Viva Vida.
Os cenários que levam à mortalidade infantil e materna apontam para a necessidade de fortalecer o cuidado com a gestante, a criança e sua família, tão logo se tenha notícia do início da gravidez. Por isso, o Governo de Minas se propõe, com esse programa, estabelecer um contato individual com cada gestante, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e também do primeiro ano de vida da criança, para identificar e sanar situações de risco.
O programa Mães de Minas, por se propor a conhecer e a zelar por cada gestante e criança do Estado. Por isso, a informação assume um caráter fundamental. Não basta saber que a gestante e a criança existem, como acontece nos sistemas de informação clássicos. É preciso que essa informação chegue em tempo real, para possibilitar acompanhamento e proteção eficazes. Para atingir esse objetivo, além da instalação de um call center (155), há também um olhar especial para a criação de um forte rede de Mobilização Social.
MEDIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA MÃES DE MINAS.
- Criação de uma central de atendimento telefônico (Ligue 155), como grande ferramenta de interlocução direta com a gestante, sua família e com os serviços de saúde, visando o monitoramento da gravidez, do nascimento e do desenvolvimento da criança.
- Implantação de um sistema de identificação da gestante, para agilizar o completo conhecimento de todas as mães.
- Mobilização e comunicação social por meio de parcerias com órgãos governamentais, instituições do terceiro setor, a gestante, sua família e a comunidade.
- Gestão dos recursos necessários para garantir assistência efetiva à gestante e à criança, em todas as etapas desse acompanhamento.
- Investimento em diversos hospitais do Estado para garantir um tratamento adequado.
OBJETIVOS
- Garantir proteção social à gestante e à criança de risco por meio da mobilização e do estabelecimento de parcerias com setores governamentais e entidades da sociedade civil.
- Identificar 100% das gestantes por meio da implantação do Sistema de Identificação da Gravidez em Minas Gerais.
- Implantar um projeto de mobilização e comunicação social para a gestante, sua família e a comunidade.
- Acompanhar e monitorar 100% das gestantes e crianças menores de 1 ano por meio da implantação de uma central de atendimento telefônico.
- Garantir assistência efetiva à gestante e à criança, com apoio da rede de atenção e gestão dos sistemas de apoio diagnóstico e logístico.
META
Reduzir a mortalidade infantil em Minas Gerais e garantir um nascimento mais digno e mais saudável.
Quer saber mais? Acesse o link http://www.maesdeminas.com.br/sobre-o-projeto-maes-de-minas e informe-se!