O Sempre Um Papo recebe os escritores e jornalistas Xico Sá e Sérgio Abranches para lançamento de seus livros “Big Jato” (Companhia das Letras) e “O Pelo Negro do Medo” (Record), respectivamente. Além de debaterem o tema “A Desconstrução do Jornalismo e a Carpintaria do Romance”. O evento ocorre no dia 05 de dezembro, quarta-feira, às 20h, no Teatro Oi Futuro Klaus Vianna. 

Com o evento, o Sempre Um Papo encerra a programação de 2012, tendo realizado em Belo Horizonte 50 encontros com escritores ao longo do ano, num total de 130, nas 20 cidades brasileiras em que o projeto atuou, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Cuiabá, Corumbá e Araxá, onde realizou o Fliaraxá – 1º Festival Literário de Araxá, com a presença de 12 autores.

 

Big Jato 
Em Big Jato, o escritor e cronista Xico Sá cria, a partir de suas memórias, um retrato afetivo de uma juventude passada no Cariri. Estão lá os primeiros encontros com o amor e o rock. As paisagens e as pessoas que ele encontrou. As mudanças nas relações familiares. Um delicado mosaico das descobertas do garoto que enfrenta todas as dificuldades da entrada na vida adulta. O enredo remota o início da década de 1970, no Vale do Cariri. Um caminhão, apelidado carinhosamente de Big Jato, é destinado a esvaziar as fossas das casas sem encanamento do Crato. No parachoque, a frase “DIRIGIDO POR MIM, GUIADO POR DEUS”. O garoto ao lado do motorista pensa: “Não sou um nem o outro”. O caminhão faz parte da vida do garoto. Com seu pai, percorre as ruas da cidade lidando com o dejeto alheio, enquanto acompanha um mundo em transformação. Assim como sua própria infância, algo ali parece estar chegando ao fim, e as mudanças não passam despercebidas aos dois.

Leitores familiarizados com as crônicas e participações televisivas do autor podem se deparar no livro com o mesmo olhar lírico e frequentemente hilariante que Xico costuma dedicar aos relacionamentos e ao futebol. Mas irão se surpreender com a ficção do autor. 

O que emerge de Big Jato é uma prosa madura, uma novela capaz de encapsular um tempo e um espaço onde humor e drama ocorrem nos pequenos momentos do dia a dia. E na boleia do Big Jato, com os Beatles tocando no rádio.

Valor do livro: R$ 33,00 I Número Páginas: 182

Xico Sá nasceu no Crato, Ceará, em 1962. Começou a carreira de jornalista no Recife, e atuou muitos anos como repórter investigativo. É colunista da Folha de S.Paulo e comentarista dos programas “Saia Justa” (GNT) e “TV Folha” (Cultura). Autor de vários livros de contos e crônicas, faz parte de Essa história está diferente, ficções sobre músicas de Chico Buarque. Blog: xicosa.blogfolha.uol.com.br Twitter: @xicosa

O Pelo Negro do Medo 
O livro se passa num fim de semana na Paraty dos anos 80 em que um casal – ele escritor, ela compositora – vive seus medos e paixões. Mas o tempo breve do fim de semana se alonga, enquanto os dois são dominados pelas memórias de histórias, contadas e vividas que tecem a trajetória de décadas do Brasil: de país rural a urbano; das esperanças dos anos 1950 à repressão da ditadura; das mulheres que sublimam o amor às que aprendem a vivê-lo livremente. Na esquina, no entanto, há sempre o medo à espreita.

Valor do livro: R$ 34,90 I 

Sérgio Abranches é sociólogo (bacharelado e mestrado na Universidade Federal de Brasília), cientista político (PhD, Cornell University), colunista, comentarista e blogueiro. Começou a vida como repórter. 

Serviço: 
Sempre Um Papo com Xico Sá e Sérgio Abranches
Data: 05 de dezembro, quarta-feira, às 20h
Local: Teatro Oi Futuro Klaus Vianna – Avenida Afonso Pena, 4001, Mangabeiras 
Informações: 31 3261.1501 – www.sempreumpapo.com.br

FONTE: http://www.sempreumpapo.com.br/agenda/integra.php?id=1118&idCid=1