Saltos altos são lindos, poderosos, e reinam absolutos quando o assunto é glamour. Absolutos? Nem tanto assim. Em busca de mais conforto, os saltos vem sendo substituídos por flatforms, uma espécie de calçado com plataforma reta. Elas apareceram no verão de 2012 no desfile da Prada e, desde então, ganhou versões para tênis, mocassins, slippers e até oxfords . Será?
Nos grandes eventos de moda , cinema e entretenimento, eles aparecerem super luxosos enfeitando pezinhos de beldades que compraram a causa do conforto, desde que Inès de La Fressange, ex-modelo e autora do guia de estilo La Parisiense, causou furor ao entrar no festival de Cannes, em 2011, com um vestido de gala longo e uma sandália rasteira.
Alguns anos depois, em 2015, três mulheres foram barradas no mesmo festival por estarem usando saltos baixos. Em protesto, celebridades como Julia Roberts, Kristen Stewart e Sasha Lane cruzaram o tapete vermelho descalças. Elas podem, né?
Nas galerias de street style ao redor do mundo, a tendência reflete claramente: os looks passam a ser arrematados por tênis brancos, chinelos esportivos como os da colaboração entre a cantora Rihanna e a Puma, flatforms e os slippers com pelos da Gucci, item mais desejado do momento.
Para Sofia Martellini, trendhunter e integrante do time da WGSN, estilo e conforto foram vistos como conceitos opostos por muito tempo e agora, depois de tantas reviravoltas no mundo fashion, eles finalmente se tornaram complementares. Seria o fim dos saltos?
Nem tanto ao céu, nem tanto a terra, a verdade é que até mesmo as vendas dos saltos estão caindo – pasmem! – e parece que essa tendência veio para ficar. Pelo conforto ou pela moda, é hora de saber mais sobre como usar essa alternativa prática e confortável para não comprometer todo o look.
A maior vantagem do calçado é que ele é bastante confortável, pois não desequilibra os pés. A plataforma é reta e as flatforms são ideais para looks de final de semana, mais casuais. E podem ser usadas em qualquer estação.
As pessoas mais clássicas podem optar por um modelo mais atemporal, em cores neutras e plataformas mais baixas.Tudo de acordo com o seu estilo, claro!
Mas, se o look for de festa ou o desejo for de ousar, invista nos metalizados e arrase! Um look podrinho também fica show com uma flatform metalizada, dá para brincar com estilos.
No fim, não é necessário equilibrar em cima de um salto 15 para ser elegante, mas ajuda. Só que, como nem todas as mulheres tem essa habilidade, acredito que as flatforms são, sim, uma boa opção. A dica é escolher materiais e cores diferenciados para deixar o look realmente interessante. Em algumas marcas como a The Row das gêmeas Olsen, o salto alto passa longe e Ashley até chegou a declarar que não via necessidade de se equilibrar em cima de algo para ser elegante.
E você, o que acha?
Até que enfim lindos calçados que dão estabilidade ao equilíbrio do corpo da mulher. Aqueles saltos altos e finos são um verdadeiro atentato à saúde. O Ministério da Saúde até deveria alertar sobre os riscos que eles causas às usuárias. Conforto e segurança devem ser priorizados.
Ei querida, bem vinda!Sem dúvida conforto é importante, mas ainda amo saltos…Rs…bjs!